Leitura de 8 min

Como planejar sua próxima viagem e evitar golpes e fraudes?

Antes de começar a planejar seu período de descanso, é importante garantir que toda a viagem será feita em segurança.

Atualizado em

Se você quer saber como planejar sua próxima viagem e evitar golpes e fraudes, saiba que esse é um processo que exige muita atenção. É preciso se preocupar, não apenas com os lugares que deseja visitar, mas também aos pacotes de viagem falsos que podem surgir. Muitos criminosos têm se aproveitado desse momento para aplicarem armadilhas que podem atrair milhares de viajantes que estão em busca de um período de descanso e novas experiências.  

Mochila, tablet, óculos escuro, caderno de viagens em cima de uma cama para ilustrar como planejar sua próxima viagem e não cair em fraudes ou golpes
Planeje sua próxima viagem com muito mais segurança.

A fim de que você possa aproveitar sua viagem sem grandes dores de cabeça e com muito mais segurança, o time do C6 Bank preparou um conteúdo completo para você saber como planejar sua próxima viagem e evitar golpes e fraudes.  

Antes de continuar a leitura, descubra os tópicos que você encontrará no texto: 

  • O que é golpe da viagem? 
  • Como identificar um golpe de viagem? 
  • Como se proteger do golpe da viagem
  • 1. Pesquise a fundo sobre a empresa de viagens; 
  • 2. Procure por avaliações da empresa nas redes sociais
  • 3. Duvide de promoções “boas demais para ser verdade”; 
  • 4. Evite clicar em anexos e anúncios, se possível; 
  • 5. Analise o site da empresa; 
  • 6. Pesquise os preços de viagem e os compare; 
  • 7. Verifique todas as taxas de pagamento; 
  • 8. Confirme os dados de pagamento; 
  • 9. Verifique os dados do boleto bancário; 
  • 10. Exija o comprovante de pagamento por e-mail; 
  • Caí no golpe da viagem. E agora? 

Além disso, não perca outros conteúdos que também podem ajudar para você não cair nos mais diferentes tipos de golpes: 

  1. O que é pishing e como se proteger contra esse golpe? 
  2. Como não cair em golpes? Dicas de segurança 
  3. Como saber se um boleto é falso? Saiba identificar sinais de golpe 

O que é golpe da viagem? 

Se você está planejando fazer uma viagem, seja a passeio ou a trabalho, é muito importante saber identificar os diferentes tipos de golpes que adentraram o mercado nos últimos anos. 

De maneira geral, uma empresa fraudulenta se passa por uma companhia legítima por meio de sites falsos, a fim de vender pacotes de viagens e passagens áreas por preços mais atrativos. Entretanto, quando o cliente faz a transferência bancária, descobre que toda a oferta era falsa e que nada do que foi comprado existe de fato.  

Como identificar um golpe de viagem? 

O primeiro passo para identificar um golpe de viagem ou de passagem área, é desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Geralmente, criminosos colocam valores muito mais baixos para que sirva como isca para atrair suas novas vítimas. Ainda nesse sentido, preste atenção aos seguintes detalhes: 

  • Erros gramaticais e ortográficos; 
  • Endereços suspeitos do domínio de e-mail do remetente; 
  • Sites oficiais com endereços incorretos; 
  • E-mails que não possuem a identidade visual da marca; 
  • Ameaças; 
  • Pedidos para clicar em anexos ou links.  

Como se proteger do golpe da viagem? 

Para se proteger desse tipo de golpe, preparamos uma série de dicas que irão ajudar no momento de você planejar sua próxima viagem. Leia logo abaixo. 

Imagem mostrando a cauda do avião e o céu atrás
10 dicas para você não cair no golpe da viagem.

1. Pesquise a fundo sobre a empresa de viagens 

Antes de fechar negócio com qualquer empresa seja para a compra de passagens ou de pacotes completos, saiba todos os dados sobre ela. Pesquise sobre endereço físico, número de telefone, CNPJ e converse com outros clientes para compartilharem experiências.  

2. Procure por avaliações da empresa nas redes sociais 

Atualmente, as redes sociais são uma boa forma de se obter informações sobre diferentes negócios. Você pode pesquisar por avaliação de outros clientes que já fecharam negócio com a empresa. Assim, é possível fazer uma compra muito mais inteligente e confiável.  

3. Duvide de promoções “boas demais para ser verdade”  

Como apontado, uma das principais maneiras encontradas por criminosos para conseguirem aplicar golpes em clientes, é anunciando passagens áreas com preços muito abaixo da média do mercado. Dessa forma, se você encontrar esse tipo de oferta, tome cuidado para não acabar gastando seu dinheiro em um produto que não existe.  

4. Evite clicar em anexos e anúncios, se possível 

As redes sociais estão repletas de anúncios falsos que encaminham para sites fraudulentos. Para evitar esse tipo de situação, ao se deparar com uma promoção, evite clicar no link e procure pelo site oficial da empresa para ter certeza de que não se trata de um endereço falso.  

5. Analise o site da empresa 

Infelizmente, o fato de um site existir, não significa que ele é verdadeiro. Por isso, sempre que acessar uma promoção ou opção de viagem, verifique se a URL vem acompanhada do selo verde ou do cadeado. Isso garante que você compartilhará suas informações pessoais com uma empresa que os manterá em sigilo em sua base de dados.  

6. Pesquise os preços de viagem e os compare 

Antes de aproveitar aquela superpromoção que está aparecendo na sua tela, verifique os valores de outras passagens áreas ou pacotes para a mesma data. Faça uma pesquisa com calma e compare os preços, assim, você terá a média do mercado e poderá aproveitar as melhores condições de viagem.  

7. Verifique todas as taxas de pagamento  

Antes de assinar qualquer contrato com uma empresa, tire todas as suas dúvidas sobre as taxas de pagamento, entenda todos os valores que você irá pagar, analise cada um deles e só depois feche negócio.  

8. Confirme os dados de pagamento 

Além de entender as taxas de pagamento, um passo importante para não cair em golpes, é confirmar todos os dados de pagamento presentes no seu contrato. Verifique a Razão Social da companhia, CNPJ e entre em contato com a empresa imediatamente caso perceba algo de estranho durante a transação.  

9. Verifique os dados do boleto bancário 

Para confirmar que um boleto é verdadeiro, é necessário que você verifique dados do código de barras, eles devem corresponder ao banco emissor. Além disso, confirme os dados da empresa no boleto como CNPJ, nome do beneficiário, endereço e demais informações.  

Mulher branca, de óculos, de cabelos médios e castanhos, usando uma blusa listrada, lendo um documento.
Não deixe de confirmar todos os dados emitidos no boleto bancário.

10. Exija o comprovante de pagamento por e-mail 

Se todos os passos acima foram feitos e você fez sua compra, é de suma importância que, automaticamente, você receba a nota fiscal pelo e-mail cadastrado. Além disso, é importante que no comprovante de pagamento estejam os dados da passagem, número do pedido e o nome do comprador. Isso garante que você possa confirmar se a passagem foi emitida de maneira correta.  

Adicione seu cartão da C6 Conta Global no Apple Pay 

Você ainda pode você pode ter seu cartão da C6 Conta Global dentro de seu iPhone para se proteger e ainda aproveitar inúmeras vantagens:  

  • Pague com mais praticidade: em viagens no exterior, basta aproximar os dispositivos Apple para pagar as compras, sem precisar do cartão;  
  • Compre on-line em poucos segundos: com a carteira digital da Apple, você finaliza suas compras ainda mais rapidamente;  
  • Mantenha sua segurança: o número do seu cartão nunca é armazenado em dispositivos ou servidores da Apple. Para fazer qualquer transação é preciso usar seu Face ID, Touch ID ou senha.  

Caí no golpe da viagem. E agora?  

Se você caiu no golpe da viagem, é importante agir de maneira imediata para conseguir recorrer e ter seu dinheiro de volta.  

Para isso, é importante que você reúna todas as provas como prints de conversas, contatos de telefone e as transações que foram feitas. Em seguida, faça um boletim de ocorrência e apresente todas as comprovações de golpe que você conseguiu reunir. 

Além disso, você deve entrar em contato com a instituição financeira para informar o golpe, e procurar órgãos de defesa do consumidor como o Procon e registrar uma consulta.  

Por último, contar sua experiência em sites como o Reclame Aqui, pode ajudar outras pessoas a ficarem atentas com a agência de viagens em questão.  

Agora que você já sabe como planejar sua próxima viagem e não cair em fraudes ou golpes, conte com a C6 Store, a nossa loja dentro do app, para comprar suas passagens áreas. Lá, além de muito mais segurança na hora de fazer a sua compra, você encontra diferentes opções por até 50% de desconto e parcelamento em até 10x.  

Além disso, com o C6 Átomos, o programa de pontos que não expiram do C6 Bank, você pode comprar suas passagens sem mexer no seu bolso. Saiba mais!  

Não deixe de acompanhar outros conteúdos que podem ser interessantes para suas futuras viagens: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.