Leitura de 5 min

Entenda o que é IPTU e quem deve pagar o tributo em 2024 

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma contribuição que deve ser paga anualmente. Entenda seu funcionamento.

Atualizado em

Se você tem um imóvel, entender o que é IPTU e como pagá-lo é essencial para começar o ano com a saúde financeira em dia. Em casos mais extremos, a falta do pagamento pode resultar em problemas e, até mesmo, na tomada da propriedade pela prefeitura do município. Para que você não tenha problemas com o tributo, o time do C6 Bank preparou um post completo com as principais informações sobre o tema.  

Entenda o que é IPTU.

Assim, para ajudar você, o texto conta os seguintes tópicos: 

  • O que é IPTU
  • Para que serve o IPTU? 
  • Qual o valor do IPTU? 
  • Como é calculado o IPTU? 
  • Quem deve pagar o IPTU: locador ou locatário? 
  • Quem é isento de pagar IPTU? 
  • Como solicitar a isenção de IPTU? 
  • Como pagar o IPTU? 
  • Como pagar seus tributos com o C6 Bank? 

Não deixe de ler outros conteúdos que podem ajudar você a começar o ano com um bom planejamento financeiro:  

  1. Como pagar IPVA 2024? Comece o ano com as contas organizadas  
  2. Parcelar o IPTU em 10 vezes? Saiba em que situações vale a pena pagar à vista o imposto territorial 

O que é IPTU? 

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo municipal cobrado de pessoas que têm um ou mais imóveis em seu nome, seja ele uma casa, apartamento ou qualquer tipo de propriedade em uma área urbanizada.  

A cobrança é realizada anualmente, nos primeiros meses do ano e cada prefeitura tem seus próprios critérios para a arrecadação do imposto. 

Para que serve o IPTU? 

A quantia acumulada após o pagamento do IPTU, permanece no município. Ele é investido a fim de promover infraestrutura necessária para os moradores de toda a zona urbana da cidade.  

Qual o valor do IPTU? 

O IPTU não conta com uma taxa fixa para todos os municípios. Isso porque cada prefeitura considera critérios diferentes para fazer o cálculo do tributo. 

Abaixo, você poderá entender o que é levado em consideração para estabelecer a quantia que será cobrada. 

Como o IPTU é calculado? 

As prefeituras utilizam o valor venal da propriedade, estimativa de preço estabelecido pelo poder público, como base para calcular o IPTU. Assim, é considerado: 

  • Tamanho do terreno; 
  • Localização; 
  • Área construída (m²); 
  • Tipo de acabamento. 

Posteriormente, essas informações são usadas para multiplicar o valor venal pela alíquota que cada município institui.  

Quem paga o IPTU: locador ou locatário? 

Em via de regra, o proprietário do imóvel é responsável pelo pagamento do IPTU, e em caso de não pagamento, ele é quem responde pela dívida.  

Contudo, é possível que o pagamento seja transferido para o locatário de acordo com a Lei do Inquilinato. Entretanto, esse é um acordo que deve ser informado previamente e assinado em contrato.  

Quem é isento de pagar IPTU? 

Cada município tem suas próprias regras na hora de conceder a isenção do IPTU. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, aposentados e pensionistas não pagam o tributo.  

Em outras localidades, é possível se tornar isento caso o imóvel tenha o valor venal abaixo da média instituída na região.  

Como solicitar a isenção de IPTU? 

Se você for beneficiário de algum programa social, é possível obter mais informações sobre a isenção do IPTU ao consultar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o Cadastro Único. 

Outra maneira para solicitar a isenção, é buscar a prefeitura do município onde o imóvel está localizado. Assim, você pode entender quais são as particularidades para conseguir o benefício.  

Como pagar o IPTU? 

A prefeitura do município é responsável pela emissão de um boleto que pode ser pago nos postos de autoatendimento, caixas eletrônicos, lotéricas ou pela internet. Saiba mais

Como pagar seus tributos com o C6 Bank? 

Para pagar seus tributos como muito mais facilidade, você pode contar com o app do C6 Bank. Dentro do nosso aplicativo, é possível escolher fazer o pagamento com o código de barras ou pelo “Boleto Digital – DDA”.  Confira: 

Pagamento por código de barras 

Para pagar um boleto usando o código de barras, siga os passos a seguir: 

  • Acesse o app C6 Bank e vá até a opção “Pagar”; 
  • Em seguida, leia o código de barras ou o QR Code e siga as instruções que aparecerão na tela; 

Caso prefira, você também pode digitar o código de barras. 

Boleto Digital – DDA 

Se você já tem o Boleto Digital – DDA ativado, o processo é bem simples: 

  • Acesse o app C6 Bank e escolha a opção “Pagar”; 
  • Depois, toque em “Boleto Digital – DDA”; 
  • Feito isso, selecione o boleto que deseja pagar e siga os passos. 

Agora que você já sabe é o que IPTU, como ele funciona e como pagá-lo, não deixe de ler outros artigos que também podem ser interessantes para a sua vida financeira: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.