Regressivo na previdência privada: quanto mais tempo investido, menos imposto a se pagar. Entenda como funciona esse modelo de tributação
Atualizado em
Ao planejar sua previdência privada, regressivo é um dos modelos que determinam como e quanto de imposto você deve pagar em seus investimentos. Quando você escolhe esse regime de tributação o tempo trabalha a seu favor e faz as alíquotas diminuírem ao longo dos anos.
Esta é uma vantagem poderosa para quem investe com o foco em colher frutos no futuro. Por outro lado, se pensa em resgatar o valor no curto prazo, essa alternativa tende a impactar a rentabilidade final com taxas de tributação mais altas.
Para saber se a tabela regressiva da previdência privada é a melhor escolha para você, reunimos informações sobre seu funcionamento com o time de produtos de investimentos do C6 Bank.
Não deixe de ler outros textos do blog do C6 Bank relacionados ao assunto que podem ser interessantes:
A tributação regressiva é um modelo em que a alíquota de imposto diminui de acordo com o período de aplicação do investimento. Isso significa que, quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, menor será o valor dos tributos cobrados no momento do resgate.
Nesse tipo de regime, a taxação começa em 35% para retiradas feitas até dois anos após a aplicação e, ao manter a quantia investida por 10 anos, a alíquota recua a 10%.
Entenda como funciona a tabela regressiva da previdência privada, responsável por definir as taxas das alíquotas cobradas de acordo com o prazo de investimento.
Diferença entre regime regressivo e progressivo
A grande diferença entre os dois regimes de tributação está na forma como os impostos são cobrados. O modelo regressivo reduz a cobrança de acordo com o tempo de investimento, enquanto o progressivo eleva as alíquotas conforme o valor resgatado.
Cada regime é destinado a um tipo de objetivo. Descubra qual é a alternativa ideal para a sua realidade financeira e os seus planos para o futuro:
Por mais que a tributação regressiva seja vantajosa para quem pretende investir a longo prazo, há algumas desvantagens que devem ser consideradas antes da decisão. Conheça os pontos positivos e negativos desse sistema tributário:
A tributação regressiva da previdência privada é a escolha ideal para quem deseja fazer um investimento de longo prazo, sem a intenção de resgatar do dinheiro em pouco tempo.
Descubra para quem é mais vantajoso escolher esse modelo tributário:
A escolha do modelo de tributação da sua previdência privada é de grande importância. Por isso, o C6 Bank preparou um passo a passo com os principais pontos a serem analisados antes da decisão final.
Para facilitar sua escolha, criamos uma tabela com base nas suas respostas às perguntas acima e indicando o melhor regime de tributação de acordo com suas preferências:
Planejar a aposentadoria pode parecer complicado, mas com o C6 Bank você pode começar a investir e ainda simular os possíveis cenários para o futuro em apenas alguns toques. No app do C6 Bank é possível responder quatro perguntas simples para calcular a quantidade de dinheiro que você deve aplicar por mês para alcanças os seus objetivos.
A contratação de um plano de previdência privada pode ser feita diretamente no app do C6 Bank. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
Agora quer você já sabe tudo sobre o sistema de tributação regressivo da previdência privada, acesse outros textos do C6 Bank que podem ser interessantes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digitale, comece a planejar seu futuro e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Índice
Compartilhar