Leitura de 11 min

Para onde viajar em setembro: guia completo de destinos

Descubra 25 opções de viagem para poder aproveitar o mês de setembro.

Atualizado em

mulher de costas em uma piscina infinita próxima ao mar | viagem em setembro
Descubra para onde viajar em setembro.

Se você ainda não sabe para onde viajar em setembro, saiba que este é um mês que pode reservar muitas vantagens. A começar pela mudança de estações, que deixa o clima mais ameno e propício para passeios em vários lugares do mundo. Esse também costuma ser um período de baixa temporada em certos destinos, o que faz com que os preços de atrações, restaurantes e passagens estejam mais em conta.

Para ajudar no planejamento da sua próxima viagem, o C6 Bank separou diversas sugestões para que você possa escolher aonde ir de acordo com o seu estilo. Abaixo, descubra o que preparamos para você:

  • Destinos de viagem em setembro;
  • Turismo histórico;
  • Turismo de aventura;
  • Turismo gastronômico;
  • Turismo ecológico;
  • Destinos para relaxamento;
  • Principais dicas para viajar em setembro.

Aproveite para ler outros conteúdos sobre viagem que também podem ser interessantes:

Destinos de viagem em setembro

Viajar é mergulhar em um universo de experiências e descobertas. Para os aficionados por história, existem destinos que narram os episódios do passado em cada esquina e monumento. Os aventureiros, por sua vez, são seduzidos por paisagens deslumbrantes e trilhas que desafiam os limites.

A culinária mundial é um convite àqueles que entendem a gastronomia como uma forma de conhecer culturas, com pratos que encantam os olhos e o paladar. O turismo ecológico atrai quem busca uma conexão mais profunda com a natureza e o meio ambiente. E para os que anseiam por momentos de paz e descanso, os destinos de viagem em setembro oferecem lugares perfeitos para relaxar e renovar as energias. Conheça cada um deles:

Turismo histórico

Se você quer fazer uma viagem voltada para o turismo histórico, leia as opções que preparamos para você:

1. Roma, Itália

Roma é um destino perfeito para quem deseja conhecer lugares históricos. Atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Panteão, Basílica de São Pedro sempre estão na rota de turistas de todas as partes do mundo. Ainda, ao visitar o país, você também pode aproveitar as deliciosas pizzas e o gelato italiano.

2. Quioto, Japão

Ao partir para o continente asiático, Quioto, no Japão, também é um ótimo destino para viagens de turismo histórico. Aproveite para conhecer o Templo Kinkaku-ji, o Templo Fushimi Inari-taisha e o Bairro de Gion. E não deixe de participar da cerimônia tradicional do chá.

3. Praga, República Tcheca

Conhecer a cidade de Praga, na República Tcheca, também pode trazer ótimos momentos. Atrações como o Castelo de Praga, a Ponte Carlos e Relógio Astronômico são boas opções para conhecer melhor a história do país. Os passeios pelo Centro Histórico e pelos cruzeiros do Rio Vltava, não podem ficar de fora de sua rota.

4. Istambul, Turquia

Istambul, na Turquia, além de ser rica em cultura, também é uma opção bastante atrativa para imersão na história do país. Comidas como o kebab, baklava e o café turco se juntam a atrações como a Mesquita Azul e o Palácio Topkapi e oferecem momentos inesquecíveis.

5. Ouro Preto, Minas Gerais

Vista externa deslumbrante do Museu da Inconfidência em Ouro Preto. A arquitetura imponente do museu se destaca, revelando sua beleza histórica enquanto visitantes apreciam a estrutura grandiosa.
Museu da Inconfidência em Ouro Preto, destacando sua arquitetura imponente e histórica.

Se você pretende aproveitar sua viagem de setembro no Brasil, saiba que nosso país oferece muitos destinos históricos. Em Ouro Preto, Minas Gerais, você pode visitar a Igreja de São Franciso de Assis, o Museu da Inconfidência, passear pelo centro histórico e visitar minas antigas para conhecer ainda mais a cultura da região.

6. Paraty, Rio de Janeiro

Rua de Paraty em dia nublado ao fim de tarde com casas em estilo colonial e atmosfera tranquila
Rua de Paraty em dia nublado ao fim de tarde.

Ainda no Sudeste, Paraty, cidade localizada no Rio de Janeiro, além de trazer toda a cultura carioca, também oferece passeios pelo centro histórico, visitas a alambiques e uma paisagem de tirar o fôlego na Praia do Sono. Aproveite para experimentar a cachaça artesanal, especialidade dos restaurantes locais.

Turismo de aventura

Se você quer aproveitar o mês de setembro para viver aventuras inesquecíveis, vai apreciar os seguintes destinos:

7. Chapada Diamantina, Bahia

Vista de vegetação exuberante no Parque Nacional da Chapada Diamantina, com águas cristalinas refletindo a luz do sol
Vegetação exuberante e águas cristalinas no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

A região nordeste do Brasil oferece muitas opções para quem deseja ter uma viagem recheada de aventuras e belezas naturais. Nesse sentido, a Chapada Diamantina, no estado da Bahia, pode ser a opção ideal para você poder aproveitar sua viagem em setembro. Com muitos passeios de trekking, visitas a cavernas e banhos em cachoeiras, você viverá momentos incríveis ao ar livre.

8. Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara é um destino muito conhecido pelas belas paisagens naturais e pelas ótimas condições climáticas. Entretanto, essa também pode ser a opção ideal se você quer praticar kitesurf, sandboard, windsurf e surf. Com ventos fortes e ondas altas, os turistas podem se aventurar nessas atividades.

9. Patagônia, Argentina e Chile

A Patagônia é uma área que abrange partes da Argentina, do Chile e demais regiões do extremo sul do continente. Nessa viagem, você poderá fazer passeios de barco, trekking, além de poder aproveitar a fauna local. Não deixe de conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, a geleira de Perito Moreno e a cidade de Ushuaia.

10. Queenstown, Nova Zelândia

Queenstown, na Nova Zelândia é um ótimo destino para praticar esportes radicais como bungee jump, esqui e snowboard. Além disso, aproveite a estadia para conhecer o Lago Wakatipu e comer a típica torta de carne da região.

11. Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

É possível aproveitar uma viagem radical em território brasileiro. A Chapada dos Guimarães, localizada no estado do Mato Grosso, oferece opções como trekking, observação de aves e visitas a sítios arqueológicos. As atrações principais ficam por parte do Mirante do Centro Geodésico e da Cachoeira Véu de Noiva.

Turismo Gastronômico

Se o seu perfil de viagem é voltado ao turismo gastronômico, também separamos algumas dicas de destinos para visitar em setembro. Conheça a seguir:

12. Bordeaux, França

Se a sua viagem tem por objetivo conhecer a culinária de diferentes regiões, convidamos você para visitar Bordeaux, na França. Os vinhos locais e o canelé atraem turistas de todo o mundo. As degustações de vinho nas vinícolas e os passeios pelo centro histórico tornam a estadia ainda mais interessante e inesquecível.

13. Marrakech, Marrocos

O norte da África conta com uma gastronomia bem marcante e atrativa. Em Marrakech, no Marrocos, você pode saborear o tagine, um cozido de legumes com carne, especialidade local.  Os passeios pelos mercados e as visitas a hammans (banhos tradicionais), compõem a experiência e tornam a viagem ainda mais especial.

14. Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

No sul brasileiro, Gramado e Canela são destinos que ideais para quem gosta de degustar boa gastronomia. Faça passeios pelo Lago Negro e Catedral da Pedra, e aproveite os famosos fondue e chocolates artesanais locais.

Turismo Ecológico

Sua viagem de setembro também pode ser o momento perfeito para você conhecer paisagens naturais e aproveitar o turismo ecológico. Acompanhe algumas opções interessantes:

15. Lençóis Maranhenses, Maranhão

Se você já decidiu que quer fazer turismo ecológico, você não pode deixar de conhecer os Lençóis Maranhenses. Aproveite para passear de buggy pelas dunas e para banhar-se na Lagoa Azul e na Lagoa Bonita.

16. Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito, em Mato Grosso Sul também é uma opção a ser considerada se você deseja fazer turismo ecológico. A Gruta do Lago Azul e Rio da Prata atraem turistas de diversas regiões do país. Isso porque é possível fazer flutuação nos rios cristalinos e mergulhos nas cavernas.

17. Chiang Mai, Tailândia

O Sudeste Asiático oferece muitas opções de turismo ecológico. Em Chiang Mai, na Tailândia, você pode fazer passeios de elefante, trekking nas montanhas e, claro conhecer o Templo Wat Phra Singh, o Parque Nacional Doi Inthanon e o Mercado Noturno.

Destinos para relaxamento

Se você quer uma viagem para relaxar e fugir da rotina das grandes cidades, aqui estão ótimas escolhas:

18. Maldivas

Vista aérea do arquipélago das Maldivas com águas azul-turquesa e bangalôs sobre palafitas
Vista deslumbrante do arquipélago das Maldivas, com águas cristalinas e bangalôs sobre palafitas.

Maldivas é um país localizado no Oceano Índico e tem o cenário perfeito para quem deseja aproveitar as férias descansando. As praias de areia branca e os atóis de corais são uma atração à parte que tornam esse destino ainda mais especial.

19. Bali, Indonésia

Bali, na Indonésia, pode parecer uma opção exótica, mas com certeza você viverá bons momentos de relaxamento na cidade. Isso porque os passeios pelas vilas tradicionais e a aulas de yoga são capazes de trazer o relaxamento que você precisa. Depois, não deixe de experimentar o nasi goreng, prato típico do país

20. Seychelles

A África Oriental está cheia de destinos interessantes para quem deseja ter bons momentos de descanso. Em Seychelles, você terá bons momentos ao visitar a Praia Anse Source d’Argent, o Parque Nacional Marinho de Sainte Anne e ao aproveitar os passeios de barco. Contemplar a paisagem nas praias de areia branca também pode fazer parte da sua rota e tornar o passeio ainda melhor.

21. Porto de Galinhas, Pernambuco

Não é novidade que o Brasil tem diversos destinos que proporcionam bons momentos de descanso. Em Porto de Galinhas, no Pernambuco, as piscinas naturais e a Praia de Muro Alto fazem sucesso entre os turistas e moradores da região. Não deixe de fazer os passeios de jangada e experimentar os frustos do mar frescos.

22. Dubrovnik, Croácia

Se você deseja aproveitar suas férias de setembro descansado na Europa, Dubrovnik, na Croácia, oferece muitas opções para que você tenha uma estadia inesquecível. Os passeios pelas muralhas, as visitas a museus e os passeios de barco pelo Mar Adriático, são atividades que, sem dúvidas, tornarão a sua viagem ainda mais proveitosa.

23. São Petersburgo, Rússia

A Rússia também pode ser uma boa opção para uma viagem de relaxamento e descanso. Em São Petersburgo, você pode fazer passeios de barcos pelos canais, visitar palácios e teatros, conhecer a Fortaleza de Pedro e Paulo e experimentar a gastronomia local com os deliciosos blinis com caviar.

24. Banff, Canadá

Em Banff, no Canadá, você pode fazer caminhadas, fazer passeios de canoagem, além d conhecer o Parque Nacional de Banff, o Lago Louise e a Montanha Tunnel. Não irão faltar opções para você ter bons momentos de descanso.

25. Cusco, Peru

Não muito longe, em Cusco, no Peru, você também pode viver bons momentos de descanso. Aproveite a estadia para conhecer a Plaza de Armas, o Qorikancha (Templo do Sol) Atrações: Plaza de Armas, Qorikancha (Templo do Sol) e a Sacsayhuamán, as ruinas de uma fortaleza inca. Ao final dos passeios, experimente o ceviche e alpaca grelhada para ter a experiência peruana completa.

Principais dicas para viajar em setembro

Setembro é um mês repleto de oportunidades para os viajantes. No entanto, para aproveitar ao máximo suas férias, é essencial preparar-se. Aqui estão algumas dicas para garantir uma viagem bem-sucedida:

1.     Clima

Antes de fazer as malas, é fundamental verificar a previsão meteorológica dos destinos escolhidos. O clima pode variar significativamente dependendo da região, e estar preparado pode fazer toda a diferença em sua experiência de viagem.

2.     Planejamento

Evite as armadilhas das viagens de última hora em setembro. Planejar com antecedência as reservas de hospedagem e passagens aéreas não só garante melhores preços, mas também evita contratempos. Lembre-se de que, mesmo sendo um mês de baixa temporada em alguns lugares, destinos populares ainda podem ficar lotados.

3.     Orçamento

Setembro pode oferecer descontos em muitos destinos, mas é sempre bom considerar os custos envolvidos durante essa época do ano. Estabeleça um orçamento e pesquise sobre os preços locais para alimentação, transporte e atividades.

E para tornar a sua viagem em setembro ainda melhor, conte com o C6 Bank. Com o programa de pontos C6 Átomos, é possível acumular pontos a cada compra feita no cartão de crédito e trocá-los por diversos produtos como passagens aéreas por preços especiais e melhores condições de pagamento. Cada cartão tem tabelas de pontuação específicas, mas em nenhum deles seus pontos expiram.  

Continue acompanhando o nosso blog. Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.