O PIB avançou apenas 0,1% no terceiro trimestre, reflexo da perda de fôlego do consumo e dos serviços. Entenda no Macro Review.
Atualizado em
A economia brasileira praticamente parou no terceiro trimestre de 2025: o PIB avançou só 0,1%, reflexo de um consumo mais fraco e juros ainda altos. No episódio #190 do Macro Review, entenda o que está por trás dessa desaceleração e o que esperar para os próximos meses.
O PIB cresceu apenas 0,1% entre julho e setembro, abaixo dos trimestres anteriores. Ano contra ano, o ritmo caiu de mais de 4% no 3° tri de 2024 para 1,8% agora, o que mostra a perda de fôlego.
Com a Selic a 15%, o crédito ficou mais caro e o consumo das famílias desacelerou de mais de 5% para 0,4% no ano contra ano. Os investimentos também perderam força (de 10% para 2%). O setor de serviços, que representa quase dois terços do PIB, sentiu o impacto: seu crescimento caiu de 4,3% para 1,3%.
Os dados atrasados do PCE mostraram alta de 0,2% no mês e 2,8% em 12 meses. A inflação segue longe da meta, pressionada por bens e serviços.
Mesmo assim, o Fed está dividido: parte teme perda de força no mercado de trabalho.
O cenário mais provável é novo corte de juros, apesar do quadro inflacionário ainda desafiador.
Esfriando pouco a pouco:
Você também pode ouvir análises na íntegra no Spotify, basta buscar Macro Review ou acessar neste link.
O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Índice