Conheça as modalidades de transferência TED e DOC e suas principais diferenças.
Atualizado em
Durante vários anos, DOC e TED foram as principais modalidades de transferências bancárias. Entretanto, com a chegada do Pix em 2020, ambas perderam espaço e o DOC foi descontinuado em fevereiro de 2024.
Por mais que o Pix seja o tipo de transferência bancária mais usado entre qualquer tipo de conta atualmente, ainda é possível fazer uma TED pelo app do seu banco.
Entenda nesse texto como funcionam as mais famosas modalidades de transferências e qual a diferença entre TED e DOC.
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma transação que só pode ser feita em dias úteis e não tem limite, ao contrário do DOC banco. O horário limite para TED é até às 17h (horário de Brasília) e a transação pode levar alguns minutos para cair. Caso seja realizada após esse horário, a operação é efetuada no dia próximo dia útil.
Essa transação é feita por meio de sua instituição financeira, como o C6 Bank. Para fazer a transferência, é preciso informar alguns dados que vão garantir que ela seja entregue no destino correto:
O Documento de Ordem de Crédito (DOC) foi uma modalidade de transferência bancária lançada em 1985 pelo Banco Central, que tinha limite de R$4.999 por operação.
Esse tipo de operação perdeu espaço para formas mais rápidas de transferência, como o Pix, e, a partir de 29 de fevereiro de 2024, os bancos deixaram de oferecer essa funcionalidade.
As regras das transferências são estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (BC). Entenda quais eram as principais diferenças entre TED e DOC:
Para fazer uma TED entre contas correntes de bancos diferentes, basta ter saldo disponível e informar as informações e dados bancários do destinatário, além do valor da transação.
A TED pode ser realizada pelo internet banking pelo computador ou pelo próprio app de cada instituição financeira. Também é possível fazer essa transação presencialmente, nas agências físicas ou em qualquer caixa eletrônico.
Com a chegada do meio de pagamento via Pix, transferir dinheiro por TED e DOC perdeu sua popularidade. O motivo disso é a facilidade e rapidez com que as transações via Pix acontecem.
Elas podem ser feitas 24 horas, incluindo aos finais de semana e feriados, além de permitirem maior privacidade para quem recebe, sem precisar informar uma grande quantidade de dados pessoais.
As transferências TED podem ser feitas via aplicativo bancário. Com sua conta ativa no C6 Bank, qualquer pessoa física ou jurídica consegue fazer transferências por TED. Para isso, é só seguir esses passos:
Agora que você já conhece melhor cada tipo de transferência, pode identificar o meio mais adequado para o seu pagamento ou recebimento para cada situação.
Não deixe de acessar outros conteúdos relacionados produzidos pelo C6 Bank:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Índice
Compartilhar