Leitura de 5 min

Entenda as vantagens de investir no exterior e por onde começar 

Fazer investimentos no exterior pode ser um bom caminho para ter uma carteira diversificada. Descubra como dar início a esse tipo de aplicação.

Atualizado em

Se você deseja ter mais diversificação na sua carteira, entender as vantagens de investir no exterior pode ser o primeiro passo para encontrar mais alternativas de rentabilidade. Assim, preparamos um artigo completo com os principais benefícios em fazer aplicações em moedas estrangeiras.  

Imagem mostrando dólar americano e uma moeda de um real
Descubra quais são as vantagens de investir no exterior.

Mas antes de começar, descubra os tópicos que farão parte da sua leitura: 

  • O que significa investir no exterior? 
  • Quais as vantagens de investir no exterior
  • 1. Diversificação geográfica; 
  • 2. Exposição do portfólio de diferentes setores; 
  • 3. Possibilidade de maximizar o retorno; 
  • 4. Acesso a moedas de economias consolidadas; 
  • E quais são as desvantagens dos investimentos internacionais? 
  • Por onde começar a investir? 

Se você se interessa pelo assunto, não deixe de ler outros conteúdos sobre investimento: 

O que significa investir no exterior? 

Em primeiro lugar, fazer investimentos no exterior significa alocar capital em um país diferente daquele em que o investidor mora. Por exemplo: se alguém que mora no Brasil aplica seu dinheiro em um país como os Estados Unidos, ele investiu no exterior.  

Essa ação pode ser feita por diversos motivos como diversificação de carteira ou procura de maior rentabilidade em moedas mais fortes.  

Quais as vantagens de investir no exterior? 

Antes de dar início a esse tipo de aplicação, é importante saber quais são as suas principais vantagens. Abaixo, separamos quatro vantagens de investir no exterior para você começar a diversificar sua carteira. 

1. Diversificação geográfica 

Investir em diferentes países é um importante passo para reduzir a volatilidade de sua carteira. Ao fazer aplicações no exterior, você terá acesso a outros mercados, que funcionam em dinâmicas e ciclos diferentes dos encontrados no Brasil e estão expostos a fatores diferentes dos nossos. 

Independentemente do seu objetivo final, seja a curto ou longo prazo, você encontrará opções de investimento que farão sentido para seus objetivos. 

2. Exposição do portfólio de diferentes setores 

Fazer investimentos no exterior favorece a exposição a mercados e setores que não são tão fortes no Brasil. Nos EUA, por exemplo, há um grande mercado de empresas do setor de tecnologia, por exemplo, ou de montadoras de carros, dois exemplos de setores com menor expressão no mercado doméstico. 

3. Possibilidade de maximizar o retorno 

Ao alocar seu capital fora do seu país de origem, você tem acesso a diversas ações que estão sendo negociadas ao redor do mundo. Dessa forma, é possível encontrar ativos acessíveis, principalmente em momentos em que a bolsa brasileira está supervalorizada. 

4. Acesso a moedas de economias consolidadas 

Diante de momentos de crise, ter seu dinheiro aplicado em países com moedas fortes, como o dólar, faz toda a diferença. Isso porque a divisa é amplamente usada ao redor de todo o mundo e oferece maior liquidez e estabilidade. 

E quais são as desvantagens dos investimentos internacionais? 

Apesar de termos mais vantagens do que desvantagens, investir no exterior traz alguns pontos de atenção. São eles: 

  • Taxa de câmbio: as flutuações da taxa de câmbio são uma das principais desvantagens. Isso porque ela é definida em cima da lei de oferta e demanda. Logo, investidor pode acabar fazendo a conversão em momentos desfavoráveis para ele. Vale lembrar que é possível consultar a taxa diretamente pelo site do Banco Central.  
  • Volatilidade: muitas vezes, a volatilidade é considerada uma vantagem ao fazer um investimento no exterior. Entretanto, é importante ter cautela durante os momentos de crises e recessões as quais talvez você não tenha notícia. 

Por esse motivo, ao considerar alocar seu dinheiro em outro país, é importante usar as plataformas certas e contar com corretoras internacionais para fazer transações de forma adequada.  

Por onde começar a investir?  

Fazer a abertura de conta em uma corretora é a maneira mais recomendada para dar início a aplicações fora do país. Dessa forma, o investidor tem acesso à ativos e empresas de países de todo o mundo em um lugar só. 

Além disso, também é possível adquirir ETFs (Exchange Trated Funds), fundo de investimento que tem como referência índices da bolsa de valores. Nesse sentido, contar com o C6 Global Invest é uma ótima opção, assim, o investidor encontra variadas classes de ativos para aproveitar as vantagens de investir no exterior. 

C6 Global Invest 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de investir no exterior, chegou a hora de conhecer o C6 Global Invest, serviço de intermediação fornecido pela agência no exterior do C6 Bank. Descubra alguns dos benefícios: 

  • Câmbio, investimentos e acompanhamento de carteira pelo app; 
  • Acesso a produtos de renda fixa em dólar como Time Deposit (TD), treasuries e bonds com diferentes prazos de vencimento; 
  •  Stocks (ações), ADRs, ETFs e Reits negociados em Nasdaq e Nyse; 
  • Remessa inicial de US$ 100; 
  • 5 operações gratuita por mês; 

Para isso, abra sua sua conta no C6 Global Invest no aplicativo do C6 Bank e começar a investir. Saiba mais

Não deixe de ler outros conteúdos preparados pelo time do C6 Bank que também podem ser interessantes para você: 

Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como uma recomendação de qualquer ativo financeiro ou investimento.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.