Esse destino em Portugal combina natureza exuberante, clima ameno, cultura vibrante e hospitalidade de alto nível
Atualizado em
Julya Rios
Tempo de leitura · 9 min
Publicado em
29 de dezembro de 2025
A viagem para a Ilha da Madeira em Portugal é o desejo de muitos brasileiros que buscam uma experiência europeia fora do comum. E não é para menos, já que o destino é mesmo singular.
Com origem vulcânica, o local tem paisagens montanhosas com falésias e florestas de árvores centenárias, que propiciam trilhas e visitas a mirantes, bem como belas praias em que se pode nadar e relaxar. Somado a isso, é possível desfrutar da cultura portuguesa e degustar vinhos locais e a gastronomia típica, que tem como base peixes e frutos do mar.
Saiba mais sobre a Ilha da Madeira em Portugal, de quais as atrações que não se pode perder até a melhor época para a viagem. Além disso, entenda quais os principais custos na viagem para Madeira e leia dicas financeiras para aproveitar o destino com planejamento.
Não deixe também de ler e começar a planejar a sua próxima viagem:
A Ilha da Madeira tem clima subtropical, o que significa que há temperaturas amenas durante todo o ano, que variam entre 17ºC e 25ºC. E, a cada época, há benefícios que podem ser aproveitados, como:
Além do clima, ao decidir quando ir para Madeira, em Portugal, é interessante também verificar os eventos sazonais da região. Como exemplo, entre abril e maio acontece o Festival das Flores. Já no final do ano, há o Réveillon do Funchal, famoso em toda Europa devido à queima de fogos de artifício sobre o mar.
Quando falamos sobre a Ilha da Madeira em Portugal, é importante destacar que ela é a maior ilha do arquipélago chamado Região Autônoma da Madeira (RAM). Ela fica a cerca de 1000 km a sudoeste de Lisboa, o que faz com que as rotas de acesso para brasileiros sejam:
Outra opção está relacionada com o aeroporto da ilha Porto Santo, também parte do RAM. Se o voo tiver esse destino, aproveite para conhecer a região e depois pegar uma balsa para, então, começar a viagem na Ilha da Madeira.
Há diversas acomodações, de diferentes estilos e níveis de conforto na região. As opções vão desde guesthouses nas montanhas a resorts à beira-mar que se dividem também entre as principais regiões da ilha, da seguinte forma:
Em qualquer viagem, os custos variam conforme fatores como a temporada, o estilo de hospedagem e os passeios escolhidos. Por exemplo, uma passagem aérea de Lisboa ou de outro país europeu para Funchal nos meses de julho e agosto estará mais cara por ser o período de férias de verão. Da mesma forma, os preços de hospedagem serão mais baixos durante o inverno para promover o destino mesmo na época de chuvas e frio.
Na viagem para a Ilha da Madeira, os maiores custos geralmente são hospedagem e aluguel de carro, porém este último pode ser evitado já que existe transporte público eficiente entre as principais cidades. Assim, as faixas médias de gastos por pessoa e por dia conforme o perfil de viajante são:
É importante pontuar ainda que a moeda local é o euro, o que significa que é preciso levar em consideração a variação de câmbio ao planejar. Aliás, hoje existem contas internacionais, como a C6 Conta Global, que permitem a conversão de reais para euro via aplicativo a qualquer momento, o que torna as transações mais fáceis.
Pode ser difícil escolher o que fazer na Madeira, porque as atrações são muitas e bem variadas. Por isso mesmo, elabore um planejamento abrangente, que combine os passeios urbanos e trilhas com experiências mais relaxantes.
Para quem gosta de atividades na natureza, há as trilhas nas levadas da Madeira (aquedutos típicos da ilha), como a Levada das 25 Fontes e a Levada do Caldeirão Verde. Há ainda miradouros panorâmicos, como o Cabo Girão e a Eira do Serrado, e o passeio até as alturas do Pico do Arieiro.
Agora, com foco na cultura da cidade, é possível aproveitar o centro histórico do Funchal, o Mercado dos Lavradores e o Museu CR7, dedicado ao jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Existe também a alternativa de desfrutar da gastronomia local, por exemplo, em uma degustação de Vinho Madeira.
Já para quem busca aventuras no mar ou em terra são recomendados os passeios de barco para se aproximar de golfinhos e tartarugas, o teleférico do Funchal e uma excursão à ilha de Porto Santo.
Na viagem para a Madeira, em Portugal, é recomendável montar o próprio roteiro de acordo com as atrações que mais se alinham ao gosto pessoal. Mas, para inspirar o planejamento, confira sugestões para diferentes durações de estadia, com diversas combinações e ideias do que fazer na ilha portuguesa.
Dia 1
Na chegada ao Funchal, passeio pelo centro histórico e pelo Mercado dos Lavradores. Este é considerado um museu-vivo por reforçar os sabores do arquipélago e o cotidiano dos funchalenses.
Dia 2
Visita ao Cabo Girão, que é o mais alto da Europa com seus 580 metros de altitude, e caminhada sobre a plataforma suspensa em vidro, chamada de skywalk. Se ainda der tempo, volta rápida pelos miradouros mais próximos.
Dia 3
Trajeto da Levada das 25 Fontes: uma trilha com 4,3km de distância, com duração média de 3h, em que se pode observar a natureza local. A trilha é de dificuldade moderada e, nela, encontra-se também a Lagoa das 25 Fontes.
Dia 4
Teleférico do Funchal, que liga a baixa Funchal e a freguesia do Monte. A viagem dura 15 minutos e tem belas paisagens da cidade e do mar. Ao desembarcar, aproveite a visita ao Monte.
Dia 5
Dia leve para degustar o premiado Vinho Madeira e conhecer a história desse que é um motivo de orgulho dos madeirenses. Oportunidade de experimentar mais da culinária local, como a espetada regional e o bolo do caco.
Dia 6
Visita à Câmara de Lobos, uma das mais antigas freguesias da Madeira, e passeio até Santana para conhecer as famosas Casas Típicas de lá: construções tradicionais de pedra com telhado íngreme, que formam um triângulo.
Dia 7
Trilha no Caldeirão Verde, que tem 8,7 km de distância. Outra opção sugestão é escolher um dos muitos passeios de barco disponíveis na região.
Dia 8
Visita ao norte da Ilha da Madeira, em Portugal. O concelho de São Vicente, por exemplo, tem um vasto patrimônio natural e cultural. O Porto Moniz também está situado nessa região e combina montanhas, um mar calmo e piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas.
Dia 9
Excursão à ilha de Porto Santo para descobrir as belezas naturais e a cultura dessa que é a menor ilha habitada do Arquipélago.
Dia 10
Tempo livre para fazer compras, degustar a culinária local e simplesmente aproveitar a cultura madeirense.
A culinária madeirense combina diversos produtos frescos, e traz sabores do mar e da montanha. Há tanto uma gastronomia mais tradicional do local, quanto opções contemporâneas, que trazem sofisticação às receitas típicas da região.
Para experimentar alguns dos pratos mais famosos na viagem para a Ilha da Madeira, é possível procurar por:
E, para acompanhar, uma sugestão é o Vinho Madeira e a Poncha, que mistura frutas e aguardente de cana.
Além disso, cada região tem uma parte da cultura gastronômica em destaque. Assim:
Planejar uma viagem internacional sempre exige atenção aos gastos, que são feitos em moeda estrangeira, neste caso o euro, e dependem do câmbio.
Para melhor lidar com isso em uma viagem para a Ilha da Madeira, existem soluções digitais como a C6 Conta Global. Ela permite converter reais em euro pelo aplicativo a qualquer momento que precisar, sem a necessidade de recorrer a agências no horário comercial. Além disso, facilita outras questões como:
A viagem para a Ilha da Madeira em Portugal cumpre todos os requisitos para uma experiência extraordinária: tem natureza exuberante com paisagens atípicas, clima ameno e uma cultura vibrante. Em outras palavras, é um destino que combina aventura, cultura, descanso e gastronomia em uma só viagem.
Dessa forma, é possível entender o motivo dos estabelecimentos de alojamento turístico e local da Região Autônoma da Madeira registrarem 2 milhões de hóspedes somente em 2023, segundo o Anuário Estatístico. Além disso, a Ilha da Madeira também foi considerada um dos 10 destinos mais acolhedores pelo Booking’s Traveller Review Awards 2025.
Portanto, essa é uma opção que pode fazer sentido para quem quer vivenciar o estilo europeu de vida em um local único e criar memórias para a vida toda.
Além da Ilha da Madeira, há também muito mais para se explorar mundo afora. Conheça outros potenciais destinos:
Abra a C6 Conta Global e comece a gestão da sua vida financeira em outras moedas.
Tags relacionadas
Índice