15 Dicas de como vender nas redes sociais em 2024/2025 

Conheça nosso passo a passo para alavancar as vendas nas plataformas digitais

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Tempo de leitura · 9 min

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Vender nas redes sociais tem ficado cada vez mais comum. Com a ajuda da internet, grandes e pequenas empresas acessam plataformas gratuitas que aproximam o público da marca e auxiliam na construção de uma forte presença digital.

O consumo on-line se tornou um hábito para 86% dos brasileiros, segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela Alli N | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box. Além disso, o estudo também mostrou que deste número, 37% visitam lojas digitais pelo menos uma vez por mês e 23% acessam as redes semanalmente.   

Pensando em ajudar você a vender mais nas redes sociais, o C6 Bank preparou este texto com 15 dicas essenciais:

  1. Seja presente nas redes sociais
  2. Construa uma imagem profissional com boa identidade visual
  3. Transforme sua marca em referência no seu nicho
  4. Conheça seu público-alvo
  5. Analise seus concorrentes
  6. Foque em produzir conteúdo de alta qualidade
  7. Faça um planejamento e cronograma de postagens
  8. Crie estratégias de venda para diferentes redes
  9. Tenha constância nas postagens
  10. Construa relacionamentos de confiança
  11. Busque apresentar soluções que seu público procura
  12. Tenha metas para não perder o foco
  13. Monte campanhas e ações fora da caixa
  14. Acompanhe os resultados de perto
  15. Aumente seus resultados

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Como vender nas redes sociais?

Antes de mais nada, lembre-se que vender nas redes sociais vai muito além de apenas divulgar seus produtos. É também uma saída para fazer com que sua marca alcance um novo público e conquiste outros clientes. Além disso, a venda on-line permite manter um contato mais próximo com os consumidores.

Conheça as 15 dicas que separamos para deslanchar a sua loja virtual.

1. Seja presente nas redes sociais

A primeira dica para quem está começando a vender nas redes sociais é marcar presença na plataforma escolhida. Tente encontrar alguma saída para “fazer barulho” e anunciar a sua chegada. Segundo pesquisa do IDC, realizada a pedido da Infobip, mais de 80% dos varejistas usam o Facebook e Instagram para vendas. Além disso, é possível observar também um desbravamento em relação a outras funcionalidades do marketplace e de meios de pagamento, como o WhatsApp Pay.

Para fortalecer a presença nas redes, também é possível criar anúncios patrocinados, fazer parcerias com influenciadores e publicações cruzadas.

2. Construa uma boa identidade visual

A identidade visual é parte essencial da experiência do cliente na compra através das redes sociais. Tudo pensando que a plataforma servirá como uma vitrine virtual dos seus produtos.

Para alcançar este objetivo, estabeleça uma paleta de cores e alguns elementos de design e aplique-os em todos os materiais da sua loja, como:

  • Banners;
  • Anúncios;
  • Imagens das publicações;
  • Páginas de vendas.

3. Transforme a marca em referência no seu nicho

Por melhor que seja sua estratégia de marketing, é importante você se antecipar em relação aos seus concorrentes e, assim, se tornar referência em seu nicho.

Para isso, é recomendável seguir as 15 dicas com constância nas publicações, ter um bom planejamento, uma identidade visual marcante, conhecimento dos consumidores, entre outras ações.

4. Conheça seu público-alvo

Antes de começar qualquer ação de venda nas redes sociais, é importante identificar o seu público-alvo. Somente assim você conseguirá criar estratégias que funcionem e convertam em vendas.

Mulher de cabelo curto, falando no celular e tendo uma boa relação com o público nas vendas através de redes sociais

Conhecer o público-alvo é essencial para uma boa estratégia de vendas nas redes sociais.

Elabore diferentes estudos de publicações, variando o estilo de texto e imagens, para descobrir o que seus seguidores mais gostam de consumir nas redes sociais. Além disso, use ferramentas disponíveis no Facebook e Instagram para descobrir a idade, sexo e onde está localizado seu público-alvo.

5. Analise seus concorrentes

A principal dica é observar o que as outras empresas estão fazendo e que parece estar funcionando, como o estilo das publicações, a maneira de anunciar novos produtos e a divulgação de promoções. Além disso, aprenda com os erros delas para melhorar o seu negócio. Por fim, faça uma análise da concorrência para destacar o seu diferencial e conquistar mais clientes.

Lembre-se que será muito difícil conquistar novos consumidores se você tiver uma comunicação muito semelhante à de uma marca já consolidada no mercado.

6. Foque em produzir conteúdo de alta qualidade

Os conteúdos de qualidade devem ser tão potentes a ponto de atrair a atenção das pessoas e fazê-las saírem de suas redes sociais. Mas, para conseguir produzi-los é imprescindível conhecer o seu público-alvo para entender quais são suas reais dores e necessidades.

Conheça três tipos de conteúdo nos quais vale a pena investir:

  • Conteúdo de engajamento: voltado para aumentar a audiência e aproximar a marca do público-alvo:
  • Display: para mostrar os produtos e serviços de forma espontânea;
  • De vendas: postagens mais diretas e voltadas exclusivamente para a conversão.

7. Faça um planejamento e cronograma de postagens

O planejamento e o cronograma de postagens vão ajudar a manter a periodicidade das publicações nas suas redes sociais.

Para alcançar sucesso no planejamento, a dica é organizá-lo em semanas. Dessa forma, escolha um tema por dia ou por rede social para ajudar na criação do conteúdo. Caso queira postar mais de uma publicação por dia, pode dividir o planejamento em horários.

Aproveite as datas comerciais para impulsionar suas vendas. Elas são ideais para criar um calendário comercial que permita planejar suas ações ao longo do ano. Com isso, você consegue se preparar melhor, identificar oportunidades e acompanhar o comportamento dos seus clientes em momentos-chave, como Black Friday e Dia das Mães.

8. Crie estratégias de venda para diferentes redes

Para obter sucesso na loja virtual das redes sociais, é importante criar estratégias de vendas. Pense em promoções, cupons de desconto e programas de fidelidade para oferecer aos seus clientes.

Você pode, por exemplo, fazer uma estratégia com o seguidor mais engajado do mês, oferecendo produtos e descontos exclusivos. Isso vai incentivar a participação dos seus seguidores nas postagens.

9. Tenha constância

Uma das mais importantes dicas de venda nas redes sociais para empresas é ter constância nas postagens. Tente estabelecer um fluxo de publicação, seja ela de duas a três vezes na semana ou até diariamente.

A frequência demonstra atividade da sua empresa e presença da página nas redes sociais. Caso não tenha experiência com publicações na internet, a recomendação é começar com um menor número de postagens e aumentar com o tempo.

10. Construa relacionamentos de confiança

Antes de concluir uma compra, todos nós, consumidores, fazemos pesquisas sobre um determinado produto, serviço ou sobre a empresa que vamos escolher. Por isso, é importante fornecer recursos e informações reais sobre os itens que são disponibilizados para venda.

Além disso, ao conquistar a confiança dos seus seguidores, você estará, quase que automaticamente, construindo um relacionamento duradouro com ele, garantindo a fidelidade com a sua marca.

11. Busque apresentar soluções que seu público procura

Após conhecer melhor o seu público-alvo por meio dos comentários que fazem nas publicações, das mensagens diretas e nas pesquisas de satisfação enviadas após a conclusão de uma compra, você vai entender quais são seus problemas e pensar em possíveis soluções.

Esse passo é de extrema importância para estreitar os laços com seus consumidores. Vale também reforçar a importância de solucionar rapidamente os problemas apontados pelo público, como por exemplo a má qualidade do produto, a demora em retornar os clientes e até mesmo prazos de entrega muito longos, demostrando eficácia na resolução das reclamações.  

12. Tenha metas para não perder o foco

Comece fazendo essa pergunta a si mesmo: o que eu pretendo atingir com as vendas nas redes sociais? Seria divulgar um novo produto ou serviço? Preciso aumentar as vendas, criar promoções ou fidelizar novos clientes?

Mulher de óculos criando metas de como vender através das redes sociais

As metas são essenciais para prolongar o sucesso do seu negócio nas redes sociais.

Ao responder a essas perguntas o seu planejamento começa a ficar mais claro.  Dica: crie metas de curto, médio e longo prazo para ir adaptando o seu negócio para cada acontecimento.

13. Monte campanhas e ações fora da caixa

Para atrair e fidelizar seus consumidores invista em ações criativas. Crie campanhas especiais para momentos específicos do ano, como a entrada de uma nova estação, datas comemorativas e a Black Friday.

Você pode, por exemplo,  criar ações  para que seus seguidores se sintam parte de todo o processo criativo da criação dos produtos através de enquetes, hashtags e a participação do público com postagens nos seus stories.

14. Acompanhe os resultados de perto

O acompanhamento dos resultados das publicações e anúncios patrocinados nas redes sociais é essencial para saber exatamente quais as ações funcionaram e até mesmo quais são os problemas que seus consumidores encontraram no meio da transação da compra.

Dessa forma, aos analisá-los, fica mais fácil construir uma nova estratégia de vendas nas redes sociais, para que ela seja efetiva e consiga fidelizar seus seguidores.

15. Aumente seus resultados

Há diversas alternativas para aumentar seus resultados. Dentre elas estão:

  • Uso de hashtags para que o usuário encontre  suas publicações. Dica: use hashtags relacionadas aos seus produtos, como #modapraia, #maquiagem, #cursos etc.
  • Invista em fotos profissionais para chamar a atenção dos seus seguidores e criar o desejo para a concretização da venda;
  • Aproveite as funcionalidades das ferramentas de publicação como o reels no Instagram e o story  no Facebook.

16. Amplie as formas de pagamento

Amplie suas formas de recebimento, pois quanto mais opções de pagamento o seu negócio oferecer, maiores serão as chances de concluir vendas, tanto físicas quanto online. Aceitar diversas formas de pagamento, como cartões de crédito, débito, Pix e carteiras digitais, proporciona conveniência para os clientes e pode ser um fator decisivo na hora da compra.

Conheça as opções de recebimento oferecidas para clientes PJ e MEI do C6 Bank:

Agora você já sabe as principais dicas para alavancar as vendas nas redes sociais e transformar o seu empreendimento em um case de sucesso. Lembre-se de sempre repensar as estratégias citadas ao longo do texto para manter as suas redes sociais atualizadas.

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

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