Mostramos como avaliar esse indicador para garantir escolhas com valor real para o seu dia a dia
Atualizado em
Barato ou vantajoso: qual a diferença para o seu negócio? Você terá a resposta para essa pergunta sempre que avaliar o custo-benefício de cada investimento ou compra.
Esse conceito vai muito além de um preço: representa o valor de cada escolha. Ou seja, as vantagens que você pode ter no futuro ao tomar essa decisão hoje. Alguns exemplos: contratação de serviços, compra de softwares e gestão de recursos, entre outros.
Quer saber como fazer essa análise? Mostramos na sequência desse post. Você entenderá como avaliar o melhor custo-benefício para otimizar a tomada de decisão empresarial.
Mas, antes, aproveite para ler também:
Custo-benefício é a relação entre o custo de um produto ou serviço e o valor real que se obterá em troca ao investir nele. Para identificá-lo, é necessário avaliar além do preço. Observe quesitos como qualidade, durabilidade, eficiência e impacto no negócio.
Ao identificar todos esses pontos, é possível saber se vale a pena seguir por determinado caminho – ou não.
Um exemplo: se você investe em uma ferramenta que gera retrabalho ou limita o crescimento da empresa, por mais que ela tenha um valor razoável, fica mais cara no médio prazo. Em contrapartida, escolher uma alternativa que otimiza o dia a dia, mesmo com um valor de investimento mais elevado, pode significar economia e geração de eficiência.
Assim, avaliar o custo-benefício de forma criteriosa é essencial para todos os tipos de negócios, sobretudo para empresas em crescimento ou em momentos de transição. Tal análise dá muito mais embasamento para a tomada de decisões estratégicas. O resultado na prática? Negócios mais competitivos e sustentáveis.
A análise do custo-benefício ocorre em diferentes contextos, como os que mostramos na sequência:
Além da sua capacidade analítica, você pode contar com o apoio de algumas métricas que analisam o custo-benefício. As principais:
Tal análise criteriosa, apoiada em métricas reais, dá mais clareza para a tomada de decisões.
Como comentamos, identificar o melhor custo-benefício não basta avaliar os valores envolvidos. É preciso analisar aspectos importantes que vão além dos custos. Alguns dos principais exemplos:
De modo geral, pense na compra de um carro, por exemplo. Muitas vezes, o melhor carro de custo-benefício não é aquele que está mais barato, mas sim o que apresenta um preço justo, um consumo relativamente baixo de combustível, boa durabilidade e segurança.
Nas empresas a lógica é igual. A análise de uma série de requisitos mostra o real valor que o produto ou o serviço entregam. Assim, você saberá qual é o melhor custo-benefício.
Existem erros que são comuns na hora de avaliar o custo-benefício de produtos, soluções e pessoas. Muita atenção a esses pontos para não errar.
Diversas ferramentas e metodologias podem ser ótimas aliadas na sua análise de custo-benefício. Elas contribuem para que você consiga identificar, com maior precisão, todas as vantagens e as desvantagens. Algumas das mais úteis:
Ao adotar essas ferramentas, você passa a fazer escolhas mais estruturadas, com base em dados. Isso é muito importante para a evolução dos negócios.
1. Defina o objetivo O que você deseja com essa decisão? Exemplo prático: melhorar a logística.
2. Liste as opções Especifique os fornecedores, as ferramentas ou investimentos que possam garantir o cumprimento desse objetivo.
3. Avalie critérios-chave Entenda aspectos como: qualidade, suporte, escalabilidade e preço.
4. Compare os resultados Organize os dados em planilhas ou use matrizes.
5. Tome a decisão e acompanhe Escolha a opção que fez mais sentido dentro da sua análise. Em seguida, monitore as métricas (ROI, payback e satisfação).
Quer uma solução financeira com um ótimo custo-benefício? Conheça a Conta C6 Empresas! Ao abrir uma, seu negócio tem acesso a diferentes serviços digitais integrados – e pode resolver tudo pelo app, com total comodidade. Há isenção de tarifas, cartão de crédito (sujeito à análise) e acesso às maquininhas C6 Pay, entre outras possibilidades.
O custo benefício é interessante porque quase não há gastos e você otimiza a sua gestão financeira de modo geral. Quer dar o próximo passo para o seu negócio evoluir? Abra sua Conta PJ gratuita com o C6 Bank.
Gostou do conteúdo? Então, acesso outros artigos que contribuirão para o crescimento da sua empresa:
Até a próxima!
Abra agora mesmo a conta C6 Empresas e aproveite a facilidade que a conta jurídica do C6 Bank pode oferecer no dia a dia!
Índice
Compartilhar