• Início
  • Seu Bolso
  • Custo-benefício: como tomar decisões inteligentes no seu negócio 

Custo-benefício: como tomar decisões inteligentes no seu negócio 

Mostramos como avaliar esse indicador para garantir escolhas com valor real para o seu dia a dia

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

Barato ou vantajoso: qual a diferença para o seu negócio? Você terá a resposta para essa pergunta sempre que avaliar o custo-benefício de cada investimento ou compra.  

Esse conceito vai muito além de um preço: representa o valor de cada escolha. Ou seja, as vantagens que você pode ter no futuro ao tomar essa decisão hoje. Alguns exemplos: contratação de serviços, compra de softwares e gestão de recursos, entre outros. 

Quer saber como fazer essa análise? Mostramos na sequência desse post. Você entenderá como avaliar o melhor custo-benefício para otimizar a tomada de decisão empresarial.  

Mas, antes, aproveite para ler também: 

O que é custo benefício e por que ele é tão importante? 

Custo-benefício é a relação entre o custo de um produto ou serviço e o valor real que se obterá em troca ao investir nele. Para identificá-lo, é necessário avaliar além do preço. Observe quesitos como qualidade, durabilidade, eficiência e impacto no negócio.  

Ao identificar todos esses pontos, é possível saber se vale a pena seguir por determinado caminho – ou não.  

Um exemplo: se você investe em uma ferramenta que gera retrabalho ou limita o crescimento da empresa, por mais que ela tenha um valor razoável, fica mais cara no médio prazo. Em contrapartida, escolher uma alternativa que otimiza o dia a dia, mesmo com um valor de investimento mais elevado, pode significar economia e geração de eficiência. 

Assim, avaliar o custo-benefício de forma criteriosa é essencial para todos os tipos de negócios, sobretudo para empresas em crescimento ou em momentos de transição. Tal análise dá muito mais embasamento para a tomada de decisões estratégicas. O resultado na prática? Negócios mais competitivos e sustentáveis. 

Como aplicar a análise de custo-benefício na sua empresa 

A análise do custo-benefício ocorre em diferentes contextos, como os que mostramos na sequência: 

  • Escolha de fornecedores: quando você escolhe um parceiro para o seu negócio, a análise não deve ser apenas em relação ao valor de contratação. É preciso identificar se os prazos são adequados, se a empresa tem uma boa reputação no mercado, a qualidade do serviço e o suporte oferecido, entre outros aspectos; 
  • Investimentos em sistemas: é comum ter de contratar sistemas digitais, como softwares de gestão. Esse tipo de assinatura exige uma análise da facilidade de uso, por exemplo, e da capacidade de integração com outros sistemas. Outros pontos que devem ser verificados são o potencial de redução de erros e a diminuição do tempo necessário para determinadas atividades; 
  • Contratações de colaboradores: uma nova contratação para o time implica em avaliar as experiências que tal profissional já teve e se há um alinhamento cultural. Uma pessoa que pede um salário um pouco mais alto, por exemplo, pode resolver problemas com mais rapidez e fazer entregas consistentes, otimizando o dia a dia.  

Além da sua capacidade analítica, você pode contar com o apoio de algumas métricas que analisam o custo-benefício. As principais: 

  • ROI (Return on Investment): mede o retorno financeiro sobre o valor que foi investido; 
  • Payback: indica em quanto tempo o investimento deverá se pagar; 
  • NPS (Net Promoter Score): avalia a satisfação e lealdade dos clientes, o que mostra se uma decisão contribui para a experiência do consumidor. 

Tal análise criteriosa, apoiada em métricas reais, dá mais clareza para a tomada de decisões. 

Critérios para identificar o melhor custo benefício 

Como comentamos, identificar o melhor custo-benefício não basta avaliar os valores envolvidos. É preciso analisar aspectos importantes que vão além dos custos. Alguns dos principais exemplos: 

  • Qualidade: quando ela está garantida, certamente você terá menos gastos em muitas fases do processo; 
  • Durabilidade: a conta é simples. De nada adiantar ter uma solução barata se ela quebrar no próximo mês. Ter uma vida útil mais longa é fundamental para evitar gastos com substituições; 
  • Suporte: esse ponto é fundamental. Uma assistência eficiente otimiza o dia a dia. Evita prejuízos e perda de tempo; 
  • Escalabilidade: avalie se o uso dessa solução pode ser expandido facilmente. Esse ponto é ideal para empresas que estão crescendo. 

De modo geral, pense na compra de um carro, por exemplo. Muitas vezes, o melhor carro de custo-benefício não é aquele que está mais barato, mas sim o que apresenta um preço justo, um consumo relativamente baixo de combustível, boa durabilidade e segurança.  

Nas empresas a lógica é igual. A análise de uma série de requisitos mostra o real valor que o produto ou o serviço entregam. Assim, você saberá qual é o melhor custo-benefício. 

Erros comuns ao avaliar custo-benefício 

Existem erros que são comuns na hora de avaliar o custo-benefício de produtos, soluções e pessoas. Muita atenção a esses pontos para não errar. 

  • Focar apenas no preço: nunca se limite à essa análise. Você deve ir muito além para entender o valor de cada decisão; 
  • Ignorar custos indiretos ou de longo prazo: todos esses aspectos devem ser considerados. Foco no presente e no futuro; 
  • Subestimar o impacto da experiência do cliente: nem sempre a solução mais barata é a que entregará maior valor. Muitas vezes, você precisa investir um pouco mais para ter um dos retornos mais importantes que uma empresa pode ter: a satisfação do cliente. 

Ferramentas para análise de custo-benefício 

Diversas ferramentas e metodologias podem ser ótimas aliadas na sua análise de custo-benefício. Elas contribuem para que você consiga identificar, com maior precisão, todas as vantagens e as desvantagens. Algumas das mais úteis: 

  • Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência): é uma matriz de priorização que dá pontuações (de 1 a 5) a cada critério que você precisa avaliar. Dessa forma, consegue verificar quais decisões trarão maior impacto no curto e no longo prazo; 
  • Análise SWOT: bastante utilizada no mundo empresarial, mapeia as forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de todas as decisões. É uma ferramenta que permite avaliar fatores internos e externos de uma tomada de decisão; 
  • Planilhas comparativas: é uma forma de organizar qualquer análise de custo-benefício que você precisa fazer. Basta especificar todas as vantagens e possíveis desvantagens de cada decisão. 

Ao adotar essas ferramentas, você passa a fazer escolhas mais estruturadas, com base em dados. Isso é muito importante para a evolução dos negócios. 

Como avaliar o custo-benefício em 5 passos 

1. Defina o objetivo O que você deseja com essa decisão?  Exemplo prático: melhorar a logística. 

2. Liste as opções  Especifique os fornecedores, as ferramentas ou investimentos que possam garantir o cumprimento desse objetivo. 

3. Avalie critérios-chave Entenda aspectos como: qualidade, suporte, escalabilidade e preço. 

4. Compare os resultados Organize os dados em planilhas ou use matrizes. 

5. Tome a decisão e acompanhe Escolha a opção que fez mais sentido dentro da sua análise. Em seguida, monitore as métricas (ROI, payback e satisfação). 

Exemplo de solução com bom custo-benefício: Conta PJ do C6 Bank 

Quer uma solução financeira com um ótimo custo-benefício? Conheça a Conta C6 Empresas! Ao abrir uma, seu negócio tem acesso a diferentes serviços digitais integrados – e pode resolver tudo pelo app, com total comodidade. Há isenção de tarifas, cartão de crédito (sujeito à análise) e acesso às maquininhas C6 Pay, entre outras possibilidades. 

O custo benefício é interessante porque quase não há gastos e você otimiza a sua gestão financeira de modo geral.  Quer dar o próximo passo para o seu negócio evoluir? Abra sua Conta PJ gratuita com o C6 Bank

Gostou do conteúdo? Então, acesso outros artigos que contribuirão para o crescimento da sua empresa: 

Até a próxima! 

Abra agora mesmo a conta C6 Empresas e aproveite a facilidade que a conta jurídica do C6 Bank pode oferecer no dia a dia! 

Compartilhar