Entenda por que o euro se valorizou em 2025 e o que isso significa para a economia
Atualizado em
O euro vive um ciclo de valorização em 2025. Desde o início do ano, a moeda europeia ganhou força frente a outras divisas, como o iene, a libra, e, sobretudo o dólar.
No episódio 174 do Macro Review, são explicados os motivos dos ganhos da moeda europeia e o que ainda pode vir pela frente.
Leia também:
Desde janeiro, o euro se valorizou mais de 8% em relação ao dólar canadense, quase 6% a frente ao iene e mais de 4% contra a libra esterlina. Frente ao dólar americano, os ganhos foram ainda maiores, de 13% até 15/8.
Após a pandemia, contudo, o desempenho econômico da zona do euro ficou desigual. De 2019 ao segundo trimestre de 2025, a região acumulou alta de apenas 6%, contra um crescimento de 13% nos Estados Unidos.
Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia da Alemanha deve encolher 0,1% em 2025, mas voltar a crescer a partir do ano que vem.
Enquanto a zona do euro enfrenta crescimento modesto, nos Estados Unidos a preocupação é a inflação. O CPI, índice que mede o avanço dos preços local, subiu 3,1% em 13 meses até julho, bem acima da meta de 2%. A pressão vem sobretudo dos serviços, impactados por custos salariais, e pode se intensificar com o efeito das tarifas de importação.
Confira o episódio completo:
Você também pode por “Macro Review” no Spotify ou acessar neste link. O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Não deixe de acompanhar os episódios mais recentes:
Índice
Compartilhar