Entenda como as novas tarifas dos EUA impactam as exportações brasileiras e o que isso significa para a economia nacional.
Atualizado em
As tarifas de 50% para o comércio com os Estados Unidos passaram a valer na última semana. As empresas brasileiras que enviam produtos para os EUA já sentiram os efeitos do custo mais elevado das exportações, mesmo com cerca de 700 itens fora da lista de cobrança
No episódio 173 do Macro Review, entenda os impactos dessas tarifas sobre a economia brasileira e o que ainda pode vir pela frente.
Leia também:
A aplicação das tarifas de 50% começou sem que Brasil e EUA chegassem a um acordo para amenizar a cobrança. Inicialmente, o Brasil era o país mais afetado pelas medidas anunciadas pela Casa Branca, mas a Índia passou a compartilhar a mesma alíquota máxima.
Cerca de 700 produtos ficaram de fora da tarifa extra, como:
Isso significa que alíquota para esses produtos volta a ser 10%, teto aplicado a todos os países pelo governo americano. Contudo, itens importantes, como café e carne, não foram beneficiados pela isenção.
Além disso, existem produtos que serão tarifados em regimes especiais, como os 25% aplicados ao setor de autopeças.
As isenções das tarifas comerciais ajudam a mitigar os efeitos no PIB.Por outro lado, os impactos em outras frentes da economia, como o câmbio, são mais difíceis de mensurar.
Neste episódio, Claudia Moreno, responsável pela cobertura de Brasil no C6 Bank, também comenta a possibilidade de novas sanções dos EUA a países que importam energia da Rússia e o que isso pode representar para o Brasil.
Além de compreender mais dos caminhos da economia brasileira, ao ouvir o episódio completo você entende mais sobre a decisão do Banco da Inglaterra em cortar os juros. Ouça o episódio completo no Macro Review:
Você também pode por “Macro Review” no Spotify ou clicar neste link. O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Compartilhar