• Início
  • IRSeu Bolso
  • Imposto de renda atrasado? Saiba como consultar e fazer a regularização

Leitura de 5 min

Imposto de renda atrasado? Saiba como consultar e fazer a regularização

O imposto de renda atrasado é um problema que pode trazer uma série de penalidades aos contribuintes. Veja o que fazer neste caso

Atualizado em

O imposto de renda é uma obrigação tributária que ganha destaque no começo do ano.  Quando não cumprida, pode ter consequências sérias para o contribuinte. Por isso, o mais recomendado é manter sua regularização em dia e evitar dores de cabeça futuras, como multas e juros.

imposto de renda atrasado | mulher de óculos preenchendo a declaração do imposto de renda
Veja como regularizar a declaração do imposto de renda em caso de envio fora do prazo.

No entanto, é possível perder o prazo por alguma razão e ficar com o imposto de renda atrasado. E, nesses casos, é essencial que você saiba como proceder para não arcar com despesas indesejadas e lidar com eventuais restrições.

Neste post, então, vamos explicar como saber se você tem imposto de renda atrasado, qual é o valor da multa e como fazer a declaração. Abaixo, veja quais tópicos serão tratados ao longo do texto:

  • Como saber se tenho imposto de renda atrasado: passo a passo
  • Qual o valor da multa por atraso do imposto de renda?
  • Como declarar imposto de renda atrasado?
  • Quais são os status que a declaração de IR pode apresentar?
  • Qual a importância de entregar a declaração dentro do prazo?

Se você deseja estar com todas as despesas em ordem, separamos guias de como fazer o pagamento das principais contas de começo de ano:

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como saber se tenho imposto de renda atrasado: passo a passo

Site da Receita Federal:

O primeiro passo para saber se você tem imposto de renda atrasado é acessar o site da Receita Federal. Veja como prosseguir:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Faça o login com o CPF e senha;
  3. Depois, acesse o menu “Consulta de Débitos”;
  4. Por fim, verifique se existe algum débito em seu nome. Em caso positivo, é muito provável que seja o imposto de renda atrasado.

e-CAC:

Outra maneira de confirmar a existência de alguma pendência com o Leão, é fazer uma consulta no portal e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento.

Mas, antes de realizar o passo a passo, você precisa criar um código, o que pode ser feito clicando aqui.

  • Acesse o portal e-CAC;
  • Faça o login com CPF ou CNPJ e senha;
  • Digite o código criado;
  • Por fim, selecione a opção “Consultar Pendências – Situação Fiscal”.

Vale ressaltar que para a criação do código você precisa do número das suas declarações anteriores. Mas, caso você não tenha acesso à informação, não se preocupe. Abaixo, separamos o conteúdo ideal para dar o suporte necessário:

Qual o valor da multa por atraso do imposto de renda?

O valor da multa por atraso na declaração do imposto de renda é de 1% ao mês sobre o total do imposto devido. Sendo o preço mínimo R$ 165,74 e o máximo 20% do total devido.

A taxa começa a ser cobrada no primeiro dia seguinte à data limite e termina quando você realiza o envio da declaração.

Além disso, caso haja imposto a ser recolhido com atraso,  é cobrada uma multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, a partir do primeiro dia subsequente ao do vencimento. Também, sobre o valor em atraso, incidirá juros de mora (SELIC). O que quer dizer que o preço que você precisa pagar aumenta quanto mais o tempo passa.

Como declarar imposto de renda atrasado?

Para declarar imposto de renda atrasado, você deve:

  • Acessar o programa da Receita Federal do ano em atraso; 
  • Preencher e enviar a declaração;
  • Depois você deverá quitar os débitos em atraso, bem como efetuar o pagamento da multa referente a entrega fora do prazo.

É importante informar todos os dados exigidos para que a declaração seja aceita. Se tudo estiver correto, você receberá um recibo informando que o imposto de renda foi regularizado e essa pendência financeira, enfim, deixa de ser uma preocupação.

Qual a importância de entregar a declaração dentro do prazo?

Entregar a declaração do imposto de renda dentro do prazo é extremamente importante para evitar problemas com a Receita Federal.

Isso porque se a declaração for entregue atrasada, como citado acima, o contribuinte corre o risco de pagar multas e juros, além de responder penalmente pelo atraso. E ainda existe o risco de ficar com restrições junto ao seu CPF, o que pode impedir a emissão de passaportes e obtenção de financiamentos.

Sendo assim, é extremamente necessário levar esse processo com a seriedade necessária. Com a declaração de IR entregue na data correta, além de evitar conflitos com a Receita, deixa seu planejamento financeiro em ordem, sem a necessidade de acrescentar gastos surpresas.

Agora que você tem todas as informações necessárias para consultar e regularizar o imposto de renda atrasado, o próximo passo é colocar o que leu em prática.

E para complementar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto, separamos outros conteúdos importantes para declarar o IR de 2023 corretamente. Veja:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.