Acompanhe o conteúdo do novo episódio do Podcast Macro Review.
Atualizado em
Dias atrás, a agência Moody’s rebaixou a nota de crédito dos Estados Unidos. O recado foi: o tamanho e a trajetória da dívida americana inspiram cada vez mais cautela.
O anúncio da Moody’s e a aprovação de um pacote que piora a situação das contas do governo levaram os títulos longos da dívida dos EUA a atingir um dos maiores níveis de juros desde 2007. É sinal de que os investidores estão preocupados como não ficavam há bastante tempo.
No episódio 162 do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank analisam os motivos pelos quais a situação agravou e porque o endividamento da maior economia global é um problema para o resto do mundo.
Leia outros conteúdos relacionados ao tema:
Os Estados Unidos deixaram de fazer parte do grupo de países “triplo A”. Essa é a nota atribuída pelas agências de análise de risco para nações que se mostram mais confiáveis no pagamento de suas dívidas.
A última a tomar essa decisão foi a Moody’s há alguns dias, mas antes a Fitch e a Standard & Poor’s tinham feito o mesmo (em 2023 e 2011, respectivamente).
Isso por si já mostra que o problema vem se arrastando. Entre 2011 e 2024, o endividamento do governo dos EUA em relação ao PIB saltou de 67% para 98%.
Além disso, o episódio também aborda temas como:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: “Por que a dívida dos EUA é um problema?”. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Índice
Compartilhar