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O que são Stakeholders e por que são importantes para o sucesso de um negócio

Os públicos de interesse contribuem diretamente para a definição dos rumos da empresa, entenda mais sobre esse conceito

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Stakeholder é um termo muito usado no mundo empresarial. Mas você sabe o seu significado? Na prática, esse conceito engloba pessoas, grupos e entidades que mantêm interesse ou, então, são afetadas de alguma forma pelas movimentações de um negócio. 

Por isso, é importante entender o que é stakeholder e o seu impacto no dia a dia de uma empresa. Quer saber como isso funciona na prática? Descubra nesse post do blog do C6 Bank. 

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O que significa ser um stakeholder? 

Como comentamos, o termo stakeholder engloba pessoas ou instituições que mantém interesse nas atividades, decisões e resultados de uma empresa. Alguns exemplos: 

  • Funcionários; 
  • Clientes; 
  • Fornecedores; 
  • Investidores; 
  • Comunidades; 
  • Governos. 

São indivíduos ou instituições, públicas ou privadas, que podem estar envolvidas ou então serem afetadas pelas movimentações de um negócio. 

O termo tem origem na década de 1960, mas ganhou força nos anos 1980 com a publicação do livro Strategic Management: A Stakeholder Approach, do autor e filósofo norte-americano R. Edward Freeman.  

Na publicação, ele propõe um novo olhar sobre gestão empresarial e destaca os públicos que podem ser impactados diretamente ou indiretamente por um negócio. 

Inclusive, outro termo bastante usado nesse contexto é o de shareholder. Nesse caso, trata-se de um acionista. Ou seja, uma pessoa que tem algum ativo da empresa. 

Qual a importância dos stakeholders nas empresas 

Stakeholders são figuras-chave no funcionamento de uma companhia. Como representantes de interesses diversos, influenciam as decisões estratégicas e operacionais, a reputação e o futuro dos negócios de modo geral. 

Tais indivíduos, grupos ou instituições são levados em consideração pelas companhias que buscam evoluir. Para se ter uma ideia, entender as necessidades dos stakeholders contribui de maneira significativa para: 

  • Antecipação de riscos e oportunidades; 
  • Tomada de decisões mais estruturadas, sempre com foco na sustentabilidade; 
  • Fortalecimento da imagem institucional; 
  • Confiança de mercado. 

Os stakeholders têm, inclusive, uma relação direta com projetos, comunicação e governança. Entenda: 

  • Projetos: nesse caso, os stakeholders contribuem para o alinhamento de expectativas; 
  • Comunicação: a escuta ativa junto aos públicos de interesse transmite empatia, cuidado e evita conflitos que poderiam ser prejudiciais aos negócios; 
  • Governança corporativa: ao ter pessoas com diferentes necessidades e posicionamentos no mercado, a empresa fortalece a responsabilidade social, ética e visão de longo prazo. Ou seja, reforça-se o ESG. 

Vamos supor, por exemplo, que uma empresa de roupas atendeu seus consumidores e eliminou embalagens de plástico para reduzir o descarte de material na natureza. É uma situação positiva, na qual a opinião dos interessados foi levada em conta e a resolução contribuiu de maneira significativa para os negócios. 

Tipos de stakeholders 

Diferentes graus de envolvimento com a empresa classificam os tipos de stakeholders. 

Stakeholders internos e externos 

Os internos aqueles que, de alguma forma, integram a estrutura de uma companhia. Sendo assim, atuam diretamente na operação. Exemplos: 

  • Sócios; 
  • Funcionários; 
  • Gestores; 
  • Conselhos administrativos. 

Já os externos, como o nome indica, são aqueles que estão fora da empresa. No entanto, costumam ser fortemente e diretamente impactados pelas atividades da companhia. Também se enquadram nesse grupo aqueles que exercem influência sobre ela. Exemplos: 

  • Comunidade local; 
  • Clientes; 
  • Fornecedores; 
  • Imprensa; 
  • Órgãos reguladores; 
  • Governo. 

Primários e secundários 

Há dois grupos de stakeholders: os primários e os secundários.  

Os primários: 

São essenciais para a operação. Exemplos de stakeholders:  funcionários, clientes, investidores, parceiros e fornecedores. 

Os secundários: 

Não participam ativamente, porém influenciam ou são influenciados indiretamente. Exemplos de stakeholders deste grupo: imprensa, concorrentes, Organizações não governamentais (ONGs), sociedade civil e academia. 

Em resumo, a divisão de stakeholders fica assim: 

Grupos
Internos
Externos
Primários
Colaboradores Sócios Acionistas Gestores
Clientes Fornecedores Parceiros comerciais
Secundários
Conselhos consultivos Sindicatos internos, se houver
Imprensa ONGs Governo Concorrentes Comunidade local

Exemplos práticos de stakeholders 

Empresas de diferentes portes e setores têm stakeholders – e eles são essenciais para todas. Imagine, por exemplo, que você é Microempreendedor Individual (MEI). O seu negócio será impactado pelas opiniões e necessidades dos clientes, fornecedores, parceiros externos, como entregadores de aplicativo, e comunidade local. 

Já em grandes corporações, os stakeholders costumam ser acionistas, sindicatos, clientes, imprensa, fornecedores e conselhos corporativos, entre outros. 

Como identificar e gerenciar stakeholders 

Saber quem são os seus stakeholders é fundamental para o sucesso de projetos – e do negócio de modo geral. E um dos caminhos mais efetivos para fazer isso na prática é criar uma matriz de poder e interesse, que identifica justamente os stakeholders da empresa.  

Esse mapeamento é feito com base em quatro quadrantes: 

Alto interesse
Baixo interesse
Alto Poder
Gerenciar de perto
Manter satisfeito
Baixo Poder
Manter informado
Monitorar com atenção

A seguir, mostramos um exemplo de matriz para você entender como a classificação funciona na prática: 

Cargo
Poder
Interesse
Estratégia de gestão
Exemplo de ação
CEO da empresa
Alto
Alto
Gerenciar de perto
Relatórios de evolução entregues para o CEO da empresa.
Cliente-chave
Alto
Médio
Manter satisfeito
Envio de serviços personalizados.
Órgão regulador
Alto
Baixo
Manter satisfeito
Produção de relatórios formais e cumprimentos legais.
Comunidade local
Baixo
Médio
Monitorar com atenção
Fazer pesquisas de opinião e organizar eventos.

O poder é, portanto, a capacidade que esse stakeholder tem de influenciar a operação. O interesse, por sua vez, é o grau de envolvimento ou impacto que é sofrido a partir das decisões. 

Por fim, a estratégia pode variar de acordo com a combinação desses dois fatores. 

De modo geral, quando for realizar um projeto, é fundamental identificar todos os possíveis stakeholders. Depois, classificá-los de acordo com a matriz. A comunicação ao longo da ação deverá ser ajustada para cada público

Stakeholders no contexto financeiro: qual a conexão? 

A influência dos stakeholders é tão grande a estratégia do negócio de modo geral que pode impactar, inclusive, o acesso a crédito, investimentos e financiamentos. 

Investidores e instituições financeiras de modo geral avaliam como as companhias se relacionam com os seus públicos de interesse. 

Alguns exemplos: 

  • Bancos e instituições financeiras: avaliam a confiança que os stakeholders depositam no ecossistema da companhia; 
  • Investidores: observam o posicionamento da empresa quando o assunto é transparência, governança e responsabilidade social. 

De modo geral, a solidez de uma empresa depende das relações e do cuidado que tem com os seus stakeholders. 

No C6 Bank, por exemplo, essa conexão é levada a sério. Criamos e disponibilizamos soluções financeiras inteligentes para companhias que valorizam a boa gestão. Alguns dos recursos disponíveis nas contas empresariais: 

  • Emissão de boletos; 
  • Acesso a linhas de crédito e antecipação de recebíveis; 
  • Cartão de crédito (sujeito à análise); 
  • Atendimento totalmente digital e muito mais. 

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Conhecer os stakeholders é fundamental para qualquer tipo de negócio – não importa o seu tamanho ou área de atuação. Tais pessoas e/ou grupos orientam a tomada de decisões e contribuem para reforçar a governança corporativa da empresa. 

Além disso, também apoiam as finanças do negócio, uma vez que bancos e instituições financeiras avaliam a relação que as companhias mantêm com os públicos de interesse para liberar crédito e outros benefícios. Por isso, crie a matriz e avalie os stakeholders do seu negócio e comemore os bons resultados. 

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