Os públicos de interesse contribuem diretamente para a definição dos rumos da empresa, entenda mais sobre esse conceito
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Stakeholder é um termo muito usado no mundo empresarial. Mas você sabe o seu significado? Na prática, esse conceito engloba pessoas, grupos e entidades que mantêm interesse ou, então, são afetadas de alguma forma pelas movimentações de um negócio.
Por isso, é importante entender o que é stakeholder e o seu impacto no dia a dia de uma empresa. Quer saber como isso funciona na prática? Descubra nesse post do blog do C6 Bank.
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Como comentamos, o termo stakeholder engloba pessoas ou instituições que mantém interesse nas atividades, decisões e resultados de uma empresa. Alguns exemplos:
São indivíduos ou instituições, públicas ou privadas, que podem estar envolvidas ou então serem afetadas pelas movimentações de um negócio.
O termo tem origem na década de 1960, mas ganhou força nos anos 1980 com a publicação do livro Strategic Management: A Stakeholder Approach, do autor e filósofo norte-americano R. Edward Freeman.
Na publicação, ele propõe um novo olhar sobre gestão empresarial e destaca os públicos que podem ser impactados diretamente ou indiretamente por um negócio.
Inclusive, outro termo bastante usado nesse contexto é o de shareholder. Nesse caso, trata-se de um acionista. Ou seja, uma pessoa que tem algum ativo da empresa.
Stakeholders são figuras-chave no funcionamento de uma companhia. Como representantes de interesses diversos, influenciam as decisões estratégicas e operacionais, a reputação e o futuro dos negócios de modo geral.
Tais indivíduos, grupos ou instituições são levados em consideração pelas companhias que buscam evoluir. Para se ter uma ideia, entender as necessidades dos stakeholders contribui de maneira significativa para:
Os stakeholders têm, inclusive, uma relação direta com projetos, comunicação e governança. Entenda:
Vamos supor, por exemplo, que uma empresa de roupas atendeu seus consumidores e eliminou embalagens de plástico para reduzir o descarte de material na natureza. É uma situação positiva, na qual a opinião dos interessados foi levada em conta e a resolução contribuiu de maneira significativa para os negócios.
Diferentes graus de envolvimento com a empresa classificam os tipos de stakeholders.
Os internos aqueles que, de alguma forma, integram a estrutura de uma companhia. Sendo assim, atuam diretamente na operação. Exemplos:
Já os externos, como o nome indica, são aqueles que estão fora da empresa. No entanto, costumam ser fortemente e diretamente impactados pelas atividades da companhia. Também se enquadram nesse grupo aqueles que exercem influência sobre ela. Exemplos:
Há dois grupos de stakeholders: os primários e os secundários.
Os primários:
São essenciais para a operação. Exemplos de stakeholders: funcionários, clientes, investidores, parceiros e fornecedores.
Os secundários:
Não participam ativamente, porém influenciam ou são influenciados indiretamente. Exemplos de stakeholders deste grupo: imprensa, concorrentes, Organizações não governamentais (ONGs), sociedade civil e academia.
Em resumo, a divisão de stakeholders fica assim:
Grupos | Internos | Externos |
---|---|---|
Primários | Colaboradores Sócios Acionistas Gestores | Clientes Fornecedores Parceiros comerciais |
Secundários | Conselhos consultivos Sindicatos internos, se houver | Imprensa ONGs Governo Concorrentes Comunidade local |
Empresas de diferentes portes e setores têm stakeholders – e eles são essenciais para todas. Imagine, por exemplo, que você é Microempreendedor Individual (MEI). O seu negócio será impactado pelas opiniões e necessidades dos clientes, fornecedores, parceiros externos, como entregadores de aplicativo, e comunidade local.
Já em grandes corporações, os stakeholders costumam ser acionistas, sindicatos, clientes, imprensa, fornecedores e conselhos corporativos, entre outros.
Saber quem são os seus stakeholders é fundamental para o sucesso de projetos – e do negócio de modo geral. E um dos caminhos mais efetivos para fazer isso na prática é criar uma matriz de poder e interesse, que identifica justamente os stakeholders da empresa.
Esse mapeamento é feito com base em quatro quadrantes:
Alto interesse | Baixo interesse | |
---|---|---|
Alto Poder | Gerenciar de perto | Manter satisfeito |
Baixo Poder | Manter informado | Monitorar com atenção |
A seguir, mostramos um exemplo de matriz para você entender como a classificação funciona na prática:
Cargo | Poder | Interesse | Estratégia de gestão | Exemplo de ação |
---|---|---|---|---|
CEO da empresa | Alto | Alto | Gerenciar de perto | Relatórios de evolução entregues para o CEO da empresa. |
Cliente-chave | Alto | Médio | Manter satisfeito | Envio de serviços personalizados. |
Órgão regulador | Alto | Baixo | Manter satisfeito | Produção de relatórios formais e cumprimentos legais. |
Comunidade local | Baixo | Médio | Monitorar com atenção | Fazer pesquisas de opinião e organizar eventos. |
O poder é, portanto, a capacidade que esse stakeholder tem de influenciar a operação. O interesse, por sua vez, é o grau de envolvimento ou impacto que é sofrido a partir das decisões.
Por fim, a estratégia pode variar de acordo com a combinação desses dois fatores.
De modo geral, quando for realizar um projeto, é fundamental identificar todos os possíveis stakeholders. Depois, classificá-los de acordo com a matriz. A comunicação ao longo da ação deverá ser ajustada para cada público.
A influência dos stakeholders é tão grande a estratégia do negócio de modo geral que pode impactar, inclusive, o acesso a crédito, investimentos e financiamentos.
Investidores e instituições financeiras de modo geral avaliam como as companhias se relacionam com os seus públicos de interesse.
Alguns exemplos:
De modo geral, a solidez de uma empresa depende das relações e do cuidado que tem com os seus stakeholders.
No C6 Bank, por exemplo, essa conexão é levada a sério. Criamos e disponibilizamos soluções financeiras inteligentes para companhias que valorizam a boa gestão. Alguns dos recursos disponíveis nas contas empresariais:
Leia mais: conheça as facilidades da conta C6 Empresas.
Conhecer os stakeholders é fundamental para qualquer tipo de negócio – não importa o seu tamanho ou área de atuação. Tais pessoas e/ou grupos orientam a tomada de decisões e contribuem para reforçar a governança corporativa da empresa.
Além disso, também apoiam as finanças do negócio, uma vez que bancos e instituições financeiras avaliam a relação que as companhias mantêm com os públicos de interesse para liberar crédito e outros benefícios. Por isso, crie a matriz e avalie os stakeholders do seu negócio e comemore os bons resultados.
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