Leitura de 6 min

Como se organizar para compras de fim de ano? Ainda dá tempo?

Veja como fazer compras de fim de ano de forma consciente

Atualizado em

Dezembro é costumeiramente um mês de festas, viagens de férias e troca de presentes e nesse cenário surgem as tradicionais compras de fim de ano. Nesta época, é comum encontrar lojas cheias de pessoas ou se deparar com sites e aplicativos de vendas com um número alto de usuários. Com tantos estímulos para comprar, fica difícil conter o desejo de levar tudo para casa. Porém, é importante se organizar financeiramente para começar 2024 sem dívidas

compras de fim de ano |  caixa de presente preta com um laço de cetim branco
O fim de ano é um bom momento para presentear amigos, companheiros, clientes e colaboradores.

Apesar de os efeitos de um planejamento financeiro chegarem a longo prazo, ainda dá tempo de trocar presentes sem comprometer todo seu orçamento. Dessa forma, o C6 Bank resolveu compartilhar algumas dicas para quem deseja organizar as finanças e fazer compras de última hora. 

Abaixo, descubra os tópicos tratados no texto: 

  • Por que é importante se organizar para as compras de fim de ano? 
  • Como se organizar financeiramente para as compras de fim de ano? 
  • Onde fazer as compras de fim de ano? 

Se você se interessa pelo tema, não deixe de ler outros conteúdos relacionados preparados pelo time do C6 Bank: 

Por que é importante se organizar para as compras de fim de ano? 

A organização financeira é uma prática essencial de modo a organizar os gastos para saber usar seu dinheiro com mais inteligência. Nessa época do ano, eventos como amigo secreto ou que estimulam a troca de presentes, podem as pessoas a contraírem novas dívidas com muita facilidade.  

compras de fim de ano |  fundo preto com luzes amarelas, vermelhas e uma vela festiva
Aproveite as compras de dezembro da melhor forma.

Por esse motivo, pensar e organizar tudo o que vai comprar é a melhor forma de não acumular contas para o ano seguinte. 

Como se organizar financeiramente para as compras de fim de ano? 

Para ajudar na organização financeira na reta final do ano, montamos uma lista com 5 dicas fáceis de seguir. Leia: 

1. Coloque as contas na ponta lápis ou faça uma planilha

O primeiro passo para fazer compras de fim de ano mais conscientes é entender quais serão os principais gastos e se eles cabem no seu orçamento. Aqui é importante anotar todos os valores para entender se você não terminará o ano no vermelho.

compras de fim ano planilha de gastos | casal sentado em um sofá fazendo a conta dos gastos com lápis e calculadora
Uma dica é que, em caso de orçamento conjunto, a organização das despesas é feita considerando os gastos gerais. Ou seja, levando em conta tudo o que familiares, amigos ou companheiros gastam.

Logo, esse tipo de controle permite que você tenha um cuidado maior com suas finanças. 

2. Antes de fazer compras, dê prioridade para possíveis despesas

Antecipar a fatura do cartão de crédito e pagar as despesas que adquiriu ao longo do ano podem ser consideradas boas práticas de organização financeira. Essa ação cria uma hierarquia de prioridade, onde terminar 2023 longe do endividamento é o principal objetivo. 

Com as contas em dia fica mais fácil aproveitar as compras de fim de ano, gastando apenas com aquilo que cabe no seu bolso. 

3. Não comprometa todo seu 13º

A partir da sua lista de despesas e gastos, é possível identificar quais áreas precisam de mais recursos financeiros, dessa forma, você não compromete todo o seu 13º salário e pode aproveitá-lo de maneira muito mais eficiente. Esse é um ótimo momento para pensar em começar a criar uma reserva de emergência, caso ainda não tenha.  

Aqui, separamos algumas dicas de como usar o seu 13º salário de forma mais inteligente de acordo com os seus gastos de fim de ano.  

4. Faça uma lista de compra

A lista de compras é um recurso usado por muitas gerações. E a verdade é que ela ainda serve como ferramenta para evitar gastos desnecessários. Isso porque, ao elencar o que deseja comprar, é possível evitar distrações e montar seu carrinho de compras com foco.

compras de fim ano | mulher loira de cabelos longos parada em frente a diferentes tipos de vegetais em um mercado
Pesquisar antes de fazer compras é uma forma de apostar em bons produtos.

Obviamente, além dela, é importante estar comprometido em respeitar seus limites financeiros.

5. Crie um teto de gastos

Depois de colocar as contas na ponta do lápis é possível descobrir o quanto você tem disponível para gastar. Sendo assim, a recomendação é criar um teto para presentes e compras de fim ano, com o objetivo de não fazer contas além do que seu orçamento permite. 

teto de gastos compras de fim ano | cédulas de cem reais amarradas com um laço
Estabelecer um limites de gastos é uma alternativa para respeitar seu orçamento.

Onde fazer as compras de fim de ano de última hora?

Por fim, agora que você tem as dicas necessárias para se organizar financeiramente para as compras de fim de ano, só falta encontrar os itens que precisa.

A C6 Store é uma loja dentro do app do C6 Bank. Nela você encontra uma variedade de produtos, inclusive artigos perfeitos para presentear amigos e familiares próximos nas datas comemorativas.

E para facilitar a navegação, o aplicativo conta com uma divisão por departamento, como:

  • Artigos para festa;
  • Automotivo;
  • Bebidas;
  • Cama, mesa e banho;
  • Decoração;
  • Games;
  • Móveis;
  • Telefone e celulares.

Assim, você consegue comprar os presentes de fim de ano sem sair de casa e aproveita os melhores preços do mercado para não comprometer o seu orçamento.  

Por fim, não deixe de ler outros conteúdos que podem ser importantes para começar 2024 com o pé direito e as finanças organizadas: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.