• Início
  • Empresas
  • Metas para ano novo: como planejá-las e preparar sua empresa para 2023?

Leitura de 7 min

Metas para ano novo: como planejá-las e preparar sua empresa para 2023?

Quais objetivos você quer cumprir na sua empresa no ano que está começando? Nosso head de educação, prof. Liao, reuniu algumas dicas para ajudar a estruturá-los e alcançá-los.

Atualizado em

Dona de um empreendimento olhando para a câmera e refletindo sobre as metas para ano novo da empresa
As metas para ano novo ajudam a criar estratégias de vendas e a otimizar os resultados

A cada início de ano temos novos objetivos, novos sonhos e – o melhor de tudo – novas oportunidades. No mundo empresarial é a mesma coisa. Se você, empresário, quer criar metas para o ano novo, mas não sabe como começar, trazemos algumas dicas valiosas.

O que você quer para sua empresa em 2023 neste ano que inicia? Quitar todas as dívidas? Aumentar as vendas? Expandir as lojas? Fazer crescer o número de clientes? Tudo isso é possível, porém traçar metas para o ano novo facilita – e muito – na hora de alcançar seus objetivos.

Pensando em ajudar a delinear metas empresariais para o ano novo, o C6 Bank preparou este texto. Nele, você encontrará as respostas para as seguintes perguntas:

  • Por que criar metas para o ano novo da sua empresa?
  • Como fazer uma lista de metas para o ano novo da empresa?
  • Faça uma análise do ano passado
  • Contabilize dívidas, recebimentos e investimentos empresariais
  • Pague os tributos de início de ano
  • Crie objetivos para o ano novo da empresa
  • Elimine as dívidas indesejadas
  • Crie lembretes para ir acompanhando as metas

Essa matéria faz parte do C6 Educa, uma série de conteúdos educacionais para empresas que o C6 Bank está desenvolvendo, com dicas do professor Liao, head de educação do C6 Bank. Além dela, publicaremos vários outros textos sobre conceitos e práticas importantes para o seu negócio. Segue uma lista que separamos para você:

Por que criar metas para o ano novo da sua empresa?

Quando pensamos na vida pessoal, qual a melhor maneira de se alcançar aquilo que se almeja? Começar criando metas para buscá-las em seguida. E para as empresas é a mesma coisa. Ao estabelecer objetivos para o seu empreendimento em 2023, ficará mais fácil criar as estratégias de vendas e otimizar os resultados.

Veja a seguir alguns benefícios de traçar metas para o ano novo:

  • Ter um horizonte para atingir as metas e assim organizar melhor o ano empresarial;
  • Trazer mais praticidade ao dia a dia, já que com os objetivos estabelecidos fica mais fácil para as equipes de trabalho saberem o que precisam fazer;
  • Poder montar um planejamento estratégico, direcionando a empresa para aquilo que deseja atingir;
  • Dar motivação extra aos funcionários, já que bater metas dá senso de realização e sucesso.

Como fazer uma lista de metas para o ano novo da empresa?

Ainda não definiu as metas de 2023 para sua empresa? Separamos algumas dicas para facilitar todo o processo e garantir que você e seus colaboradores comecem o ano com o “pé direito”.

Faça uma análise do ano passado

Qual a melhor forma de estabelecer metas para o ano novo? Analisando o ano que se encerrou. Para isso, vale responder algumas questões que ajudam a entender como sua empresa se comportou em relação às questões financeiras e como foi a performance anual de vendas.

São elas: como foi o desempenho financeiro? Foram feitos mais gastos ou obteve-se mais lucro? Os clientes estão satisfeitos com seu atendimento? Quais foram os produtos que mais fizeram sucesso? Quais estratégias de vendas não deram certo?

Para ter respostas mais realistas, convide funcionários de todas as áreas do seu negócio. Assim, eles poderão compartilhar suas experiências, possibilitando que você tenha diversos tipos de argumentos e consiga pensar nas ações de 2023.

Contabilizar dívidas, recebimentos e investimentos empresariais

Se você contabilizou todas as dívidas, recebimentos e investimentos empresariais ao longo de 2022 em uma planilha, é hora de fazer o fechamento. Faça um cálculo para entender como ficou a situação financeira de seu negócio.

Isso ajudará a direcionar se é preciso criar metas menos arriscadas e que não requeiram muito dinheiro para serem cumpridas ou se você poderá investir mais agressivamente em seu empreendimento, apostando, por exemplo, na expansão de lojas.

Pagar os tributos de início de ano

Em janeiro, os tributos que devem ser pagos pelas empresas vão variar de acordo com o tipo de empreendimento. Para o caso de um pequeno negócio, as contas que devem ser pagas no início do ano incluem:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • PIS/Pasep;
  • Imposto sobre Serviços (ISS);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados.

Há também as contas mais comuns, como a cobrança referente ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e, caso você use carros no seu negócio, a relacionada ao Imposto sobre Veículo Automotor (IPVA).

Além dessas, há as contas que são constantes, como o pagamento dos funcionários, contas de água e energia, e possíveis custos com a manutenção de maquinário.

São muitas contas e, justamente por isso, é importante se planejar da melhor forma, criando metas que ajudem a fechar o ano com um saldo positivo, tendo dinheiro sobrando para pagar todos os tributos.

Crie objetivos para o ano novo da empresa

O que você, dono de um empreendimento, pensa para o futuro da sua empresa? Esse é o momento de colocar no papel sua visão de futuro para o negócio.

Na sequência, para criar objetivos realistas, converse com todos os seus colaboradores para entender qual o planejamento eles têm para o ano. Para facilitar você pode dividir as metas em áreas , como financeira, organizacional e contábil.

Dessa forma, desde o primeiro dia do ano, os seus funcionários saberão como atuar e qual o esforço necessário para atingir os objetivos.

“Isso faz com que todos remem na mesma direção, sem desperdiçar energia e tempo”, diz Liao.

Elimine as dívidas indesejadas

Para seguir em frente é preciso quitar todas as dívidas caras. Portanto, se você tem pendências em aberto, vale anotar os valores em uma planilha, assim como os juros que serão cobrados para, dessa maneira, conseguir iniciar o processo de negociação.

“Dívidas não são ruins, pois permitem alavancar o negócio, fazer mais com menos recursos próprios. Entretanto, o retorno do capital investido tem que ser superior ao custo da dívida. Renegocie ou quite os créditos com juros altos para melhorar a saúde financeira da sua empresa”, sugere Prof. Liao.

Caso queira, é possível consultar a situação do seu CNPJ no portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Lá, você poderá emitir um comprovante de inscrição que atesta se o seu negócio possui algum débito ou pendência junto à Receita Federal.

Saiba mais sobre como fazer isso aqui.

Tenha sempre em mente que a prioridade em um empreendimento é quitar todas as dívidas caras, já que os altos juros podem ser um grande empecilho para a realização das metas.

Crie lembretes para ir acompanhando as metas

Para garantir que você consiga atingir todas as metas até o final de 2023, é importante acompanhá-las com frequência. O ideal é se reunir com as áreas envolvidas mensalmente ou na periodicidade que preferir, para acompanhar a evolução dos indicadores. Além disso, é importante acompanhar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o balanço patrimonial para avaliar as principais mudanças.

Dessa forma, caso algo não esteja indo como o previsto, você terá tempo de repensar suas estratégias e reverter a situação do seu empreendimento.

Agora você já sabe qual a importância de ter metas de ano novo para sua empresa, além de como criá-las de uma maneira inteligente e realista para chegar ao final de 2023 com sucesso.

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados às organizações? Descubra o que separamos para você:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.