• Início
  • Economia
  • Recessão econômica: o que é e como impacta sua vida financeira  

Recessão econômica: o que é e como impacta sua vida financeira  

Com a economia global sob pressão, descubra como proteger seu bolso e se preparar no caso de um cenário como esse.

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

Recessão econômica é um conceito muito discutido, mas sem que necessariamente suas implicações sejam compreendidas. O termo aparece com frequência em notícias e análises econômicas, costumeiramente associado a um cenário de incerteza global.  

Em abril de 2025, o Fundo Monetário Internacional (FMI) lançou um alerta para os riscos geopolíticos que as tensões comerciais entre os Estados Unidos e demais países podem gerar. 

Neste texto, você vai entender o que é recessão, por que ela está no centro das discussões atualmente, como esse contexto pode afetar sua vida financeira e o que fazer para se proteger. 

Gostaria de conhecer outros conteúdos relacionados disponíveis em nosso blog? Descubra o que separamos para você:   

O que é recessão econômica? 

De forma simples, recessão é o nome dado a um período prolongado de desaceleração na economia. Ela acontece quando a atividade econômica de um país cai de maneira consistente e é diagnosticada pela queda do Produto Interno Bruto (PIB).  

O cenário recessivo costuma trazer consequências como: 

  • Aumento do desemprego; 
  • Redução do consumo e da produção: 
  • Menor arrecadação do governo; 
  • Dificuldade no acesso ao crédito.  

Importante destacar que recessões fazem parte dos ciclos econômicos. Toda economia passa por momentos de crescimento (expansão), desaceleração (recessão) e, eventualmente, recuperação. 

Quais são as causas de uma recessão? 

Não existe uma única causa para uma recessão. Normalmente, ela surge da combinação de diferentes fatores. Entre os mais comuns estão: 

  • Crises externas ou internas: guerras, pandemias, crises políticas ou disputas comerciais entre países podem desencadear recessões; 
  • Inflação elevada: quando os preços sobem muito, o poder de compra da população diminui e pode acontecer um cenário recessivo; 
  • Juros altos: usados para conter a inflação, mas podem encarecer o crédito e reduzir o consumo. 

O que acontece na prática durante uma recessão? 

Os efeitos de recessão são sentidos por toda a população. Mesmo sem perceber, as pessoas passam a lidar com mudanças no dia a dia que impactam o orçamento, o consumo e a tomada de decisões financeiras.  

Isso porque cada indivíduo sente o impacto de forma diferente, como também ocorre em períodos de inflação alta. Entenda o que costuma acontecer nesse período: 

  • Renda menor: salários estacionam ou diminuem;  
  • Desemprego em alta: empresas cortam vagas e deixam de contratar;  
  • Dificuldade de crédito: bancos e instituições financeiras apresentam mais cautela para conceder crédito; 
  • Consumo retraído: com menos dinheiro circulando, as pessoas priorizam gastos essenciais. O consumo cai; 
  • Insegurança para empreender: empreendedores adiam investimentos e expansões.  

Esses efeitos se encadeiam, o que cria um ciclo negativo que exige uma série de medidas para resoluções a longo prazo. 

Por que os EUA estão em alerta? 

De acordo com o time de macroeconomia do C6 Bank, os EUA vivem um momento de atenção. Segundo o episódio 158 do podcast Macro Review, o cenário inclui: 

Guerra comercial com a China  

“Além das taxas de 10% para produtos importados, há tarifas específicas, como os 25% para o aço e alumínio”, apontam os especialistas. 

Embora os efeitos diretos sobre o Brasil possam ser limitados, a grande preocupação está nos impactos indiretos, como o encarecimento de insumos e a retratação global no comércio.  

Inflação persistente 

De acordo com o time do C6 Bank, o Federal Reserve, autoridade monetária americana, mantém uma política rigorosa. Isso freia o consumo nos EUA e reduz a liquidez global. Juros altos nos Estados Unidos pressionam moedas de países emergentes e os investidores passam a investir com maior cautela.  

Previsão de crescimento reduzida  

O FMI reduziu de 2,2% para 2% a expectativa de crescimento do PIB americano para 2025. No podcast, os economistas destacam que no cenário de recessão, o desemprego sobe rapidamente e o crescimento de outros países também desacelera, criando um ambiente global menos favorável.  

Podcast Macro Review EP. #158

Fundo Monetário alerta para efeitos das tarifas comerciais

Como a recessão nos EUA afeta o Brasil? 

Os efeitos de uma crise nos EUA podem ser sentidos em solo brasileiro de maneira indireta, como explicam os especialistas do C6 Bank nos episódios 157 e 158 do Macro Review: 

  • Alta do dólar: a saída de recursos de países emergentes fortalece moedas como o dólar e o euro. Isso torna o real mais fraco e encarece produtos importados, como combustíveis e tecnologia; 
  • Inflação de custos: Com o dólar alto, a inflação no Brasil pode subir, mesmo que os preços internos estejam estáveis.  
  • Redução nas exportações: Uma recessão nos EUA pode impactar diretamente setores como agronegócio, mineração e manufatura. No entanto, o Brasil pode encontrar espaço com exportações alternativas: “Alguns setores podem ganhar competitividade se souberem aproveitar nichos que surgem com a reorganização global”, analisa a equipe econômica do C6 Bank.     
  • Queda no investimento estrangeiro: A incerteza nos mercados internacionais deixa empresas mais cautelosas e pode adiar novos projetos no Brasil.  

Como se proteger financeiramente em tempos de recessão? 

Embora ninguém possa prever o futuro, algumas atitudes podem ajudar a proteger suas finanças pessoais e empresariais em períodos de incerteza: 

  • Tenha uma reserva de emergência: um fundo com valor equivalente a 3 a 6 meses de despesas ajuda a enfrentar imprevistos com mais segurança; 
  • Reavalie seus gastos: faça uma análise mais profunda do seu orçamento. Identifique gastos essenciais, como moradia, alimentação e saúde, e reduza o que for supérfluo; 
  • Busque fontes alternativas de renda: serviços pontuais, vendas on-line, trabalhos freelancers ou investimentos em renda passiva podem complementar sua receita; 
  • Acompanhe a economia: entender o que está acontecendo ajuda você a tomar melhores decisões.  

Podcast Macro Review EP. #157

Guerra comercial: o que esperar do dólar?

Como acompanhar os movimentos econômicos?  

O cenário global pode ser complexo, mas você não precisa ser economista para entender o que está acontecendo. Com conteúdos acessíveis, como o podcast Macro Review, é possível se informar de maneira simplificada e objetiva.  

Ouça os episódios disponíveis no Spotify e nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.  

Além disso, continue navegando pelo blog do C6 Bank para encontrar conteúdos sobre juros, inflação, dólar, investimentos e outros temas que impactam o seu dia a dia. 

Ainda não tem conta no C6 Bank? Gerencie seu dinheiro com praticidade, solicite seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) e escolha a cor que combina com você. Baixe o app e descubra como é simples ter uma conta digital completa.  

Compartilhar