Leitura de 6 min

Tesouro Educa+: invista para o futuro escolar de seus filhos

Conheça mais sobre o novo título do Tesouro Direto e como usá-lo da maneira correta para o futuro educacional dos seus filhos.

Atualizado em

A educação é imprescindível na hora de planejar o futuro. Sendo assim, o Tesouro Educa+, título do Tesouro Direto lançado em agosto de 2023, tem se mostrado uma alternativa bastante eficaz para quem deseja investir com o objetivo de apoiar o futuro educacional de uma criança.

Homem negro, ajoelhado na sala de casa, segurando as mãos de uma criança negra e ajudando-a a andar para ilustrar o investimento no Tesouro Educa+ (1)
Aprenda a investir no Tesouro Educa+ para garantir o futuro educacional do seu filho.

Pensando nisso, neste artigo, você poderá descobrir como o Tesouro Educa+ funciona e como pode começar a fazer suas aplicações pensando no pagamento do curso de ensino superior dos sonhos.

Durante a leitura, você encontrará os seguintes tópicos:

  • O que é Tesouro Educa+?
  • Como o Tesouro Educa+ funciona?
  • Rentabilidade do Tesouro Educa+;
  • Quais são as taxas e custos do Tesouro Educa­+?
  • Como funciona o resgate?
  • Quem pode investir no Tesouro Educa+?
  • Como investir no Tesouro Educa+?

Além disso, leia outros conteúdos que também podem ajudar na hora de fazer seus investimentos em Tesouro Direto:

  1. Quais são as melhores opções de Tesouro Direto para investir?
  2. Quer investir no Tesouro Direto? Tudo o que você precisa saber
  3. O que é Tesouro Selic e como investir?

O que é o Tesouro Educa+?

Lançado em agosto de 2023, o Tesouro Educa+ é o mais novo título de Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo. Ele serve para que tanto responsáveis quanto os indivíduos que querem investir na própria educação, tenham uma espécie de poupança atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou seja, protegida contra as flutuações inflacionárias.

Quem faz esse tipo de investimento realiza um tipo de empréstimo ao governo, e faz o resgate depois de um determinado período com juros acrescidos, de acordo com as condições do título em questão.

Como o Tesouro Educa+ funciona?

Para entender como esse investimento funciona, imagine que você tem um filho que ainda não iniciou a universidade. Durante a sua infância, você fez aplicações no Tesouro Educa+, acumulando dinheiro para o futuro educacional dele.

Ao dar início a graduação, seu filho passa a receber, mensalmente, os valores aplicados mais os juros para custear seus estudos.

Vale a pena ressaltar que o resgate tem uma média de 5 anos, prazo médio das principais graduações do país. Para entender melhor essa dinâmica, você pode usar o simulador disponível no próprio site do Tesouro Direto.

Rentabilidade do Tesouro Educa+

A rentabilidade do Tesouro Educa+ segue a seguinte regra: inflação + taxa real. Entretanto, diferentemente de outros títulos, como o Tesouro IPCA+, o recebimento das aplicações é feito em 60 parcelas. O que garante uma renda mensal pelo período de 5 anos.

Quais são as taxas e custos do Tesouro Educa­+

Se você vai dar início a um investimento, é primordial que você entenda quais são as taxas e custos desse Tesouro. Assim, você consegue fazer um planejamento financeiro muito mais eficaz e investe da forma correta.

Nesse sentido, ele conta com uma taxa de custódia de 0,10%, cobrada pela Bolsa de Valores Brasileira (B3), caso o rendimento ultrapasse 4 salários mínimos, se o valor for menor, não há incidência desse custo. Além disso, caso você queira vender ou retirar o título antes das datas de vencimento acordadas, você estará sujeito à taxa de custódia regressiva que pode variar de acordo com o prazo da aplicação. Por exemplo:

  • Inferior a sete anos: cobrança será de 0,5% ao ano;
  • De sete a quatorze anos: percentual de 0,2 % ao ano;
  • Acima de 14 anos: taxa de 0,10% ao ano.

Vale destacar que esse é um curso cobrado para custódia em qualquer corretora de mercado. Além disso, também há incidência de Imposto de Renda (IR) sobre esse investimento, que incide somente sobre o rendimento da aplicação. Abaixo, está a tabela regressiva de acordo com o prazo da aplicação:

  • até 180 dias: 22,5%;
  • de 181 a 360 dias: 20%;
  • de 361 a 720 dias: 17,5%;
  • acima de 721 dias: 15%.

Como funciona o resgate?

O resgate no caso do Tesouro Educa+ acontece ao longo de 60 parcelas durante 5 anos. Além disso, os pagamentos sempre se iniciam a partir do dia 15 de janeiro de cada ano.

Por exemplo, um título de 2026, proporcionará uma renda mensal até o ano de 2030. Para saber a data de vencimento, basta somar 4 anos à data de conversão.

Quem pode investir no Tesouro Educa+?

Qualquer investidor pode começar suas aplicações no Tesouro Educa+. Porém, se essa é a sua primeira vez fazendo um investimento, é necessário que você faça seu cadastro no site oficial Tesouro Direto ou por meio da sua conta no C6 Bank.

Vale a pena ressaltar que não cobramos taxa de custódia ou taxa de administração. Assim, seu investimento se torna muito mais vantajoso.

Você pode solicitar seu acesso e começar suas aplicações no título que considerar mais vantajoso, seguindo a sua realidade financeira e seus objetivos futuros.

Como investir no Tesouro Educa+?

Feito o seu cadastro no Tesouro Direto, você pode começar investindo R$ 31 por mês no Tesouro Educa+. Assim, você já começa a criar uma poupança educacional para você ou seu filho.

Além disso, no site oficial do programa, existe um simulador que, após você responder 3 perguntas, aponta o título mais indicado para você. Para isso, siga os passos:

  1. Acesse o site;
  2. Informe a sua idade ou a idade do seu filho;
  3. O ano em que dará início ao ensino superior;
  4. Qual o valor da renda que deseja receber mensalmente para o pagamento do curso de ensino superior.

Vale a pena ressaltar que são 16 títulos diferentes, com diversas datas de início para você fazer o pagamento. Dessa forma, é possível criar um planejamento financeiro para fazer suas aplicações de acordo com a sua renda e com o que deseja receber na data de vencimento estipulada no contrato.

Além disso, para investimentos no Tesouro Direto, você já pode contar com o aplicativo do C6 Bank. Para resgates ou aplicações, vá até a página de “C6 Invest”, acesse “Meus Investimentos”, depois toque em “Tesouro Direto” e siga o passo a passo que aparecerá em sua tela.

É importante saber que o valor mínimo para investir é de R$30,00 e o horário de funcionamento é a partir das 9h às 18h em dias úteis. Tire suas dúvidas!

Não deixe de acompanhar outros conteúdos do C6 Bank sobre diferentes tipos de investimento:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como uma recomendação de qualquer ativo financeiro ou investimento.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.