Leitura de 4 min

Quando será pago o lote residual do Imposto de Renda em 2024?

O lote residual é destinado às pessoas que caíram na malha fina e tiveram suas correções deferidas

Atualizado em

Mulher mexendo no computador e pesquisando sobre o lote residual do Imposto de Renda
O lote residual do Imposto de Renda estará disponível no dia 29 de janeiro.

A Receita Federal liberou a consulta ao lote residual do Imposto de Renda referente ao primeiro mês do ano. A restituição aos contribuintes que caíram na malha fina contabiliza um valor total de R$ 304,1 milhões.

Para saber se você tem direito ao lote residual basta entrar no site da Receita ou aplicativo da instituição.

E pensando em responder dúvidas em relação ao lote residual Imposto de Renda 2024, o C6 Bank preparou este texto. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes questões:

  • Quando será pago o lote residual do IR?
  • Onde o pagamento do lote residual será feito?
  • Quem recebe o lote residual do Imposto de Renda?
  • Consulta do lote residual do Imposto de Renda: passo a passo
  • O que são lotes residuais?

Leia outros conteúdos sobre o tema que também podem ajudar:

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Quando será pago o lote residual do IR?

Os valores referentes ao lote residual ficarão disponíveis na sua conta corrente no dia 29 de janeiro. Porém, a consulta pode ser feita desde já para saber se você está elegível a receber o crédito.

Onde o pagamento do lote residual será feito?

O pagamento da restituição será feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Mas, se a quantia não for depositada na data indicada, ela ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, é possível reagendar o crédito pelos canais de comunicação da instituição financeira.

Se por acaso for ultrapassado o período de um ano, o contribuinte deverá fazer a requisição no Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o menu “Declarações e Demonstrativos”;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Na sequência, escolha a opção de “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Quem recebe o lote residual do Imposto de Renda?

Todas as pessoas que caíram na malha fina e tiveram suas correções deferidas têm direito a receber o lote residual. Entenda a quantidade de pessoas contempladas nesse lote por categoria:

  • 3.155 idosos acima de 80 anos;
  • 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.351 pessoas com deficiência física ou mental;
  • 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
  • 80.680 não pertencem a nenhum grupo prioritário, mas serão contemplados.

Consulta do lote residual do Imposto de Renda: passo a passo

Siga o passo a passo para fazer a consulta lote residual do Imposto de Renda 2024:

  • Entre no site da Receita Federal;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Na sequência, em “Consultar a Restituição”;

Nesta última aba é possível fazer uma consulta simplificada ou completa do status da declaração através do extrato de processamento. Além disso, caso haja pendências, será possível corrigir informações incorretas.

O que são lotes residuais?

Lote residual é o nome dado ao depósito da restituição destinado às pessoas que caíram na malha fina, mas que depois regularizaram suas situações financeiras. Ele é feito anualmente, sempre após o último pagamento às pessoas que declararam o IR corretamente.

Agora você já sabe o que é o lote residual do Imposto de Renda, além de compreender quem será contemplado por esta bonificação e qual será a data do pagamento. Para evitar que isso ocorra no próximo ano, recomenda-se que a declaração de IR de 2024 eja feita dentro das datas limites.

Leia também outras matérias relacionadas ao tema:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.