• Início
  • Seu Bolso
  • Prejuízos e ganhos em operações day trade: como declarar no IR 2023?

Leitura de 5 min

Prejuízos e ganhos em operações day trade: como declarar no IR 2023?

É preciso declarar day trade e até mesmo o prejuízo com esse tipo de operação. Para isso, existem alguns passos que devem ser seguidos; saiba mais

Atualizado em

Aprenda neste post a forma correta de declarar day trade no IR 2023.

Para você aprender como declarar day trade, é preciso atenção. Mas, antes do passo a passo, vale relembrar que esse é um tipo de operação de renda variável que busca rendimentos através da compra e venda de ações na bolsa de valores durante o mesmo dia.

Esta modalidade  de investimento exige uma cautela maior, uma vez que os valores negociados flutuam com muita volatilidade e não costumam estar associados aos fundamentos do papel em questão.

Caso você tenha o hábito de fazer esse tipo de investimento, o C6 Bank desenvolveu esse post de modo a ajudar a fazer sua declaração corretamente. Descubra abaixo os tópicos que vamos abordar:

  • Como declarar operações day trade no imposto de renda: passo a passo
  • Quem é obrigado a declarar day trade no IR?
  • Como fazer a apuração de resultados?
  • Incidência de IR sobre operações day trade: como funciona

Gostaria de ler mais conteúdos relacionados ao Imposto de Renda 2023? Aprenda com o que separamos para você:

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como declarar operações day trade no imposto de renda: passo a passo

O processo para declaração de day trade tem várias etapas. Por conta disso, é preciso prestar atenção no momento do preenchimento.

Descubra abaixo como fazer o preenchimento:

  1. No programa do Imposto de Renda, vá até a ficha “Renda Variável” e selecione “Operações Comuns/Day Trade”. Nesta etapa, informe o lucro ou perda que teve em cada mês de 2022, de acordo com o tipo de Mercado/ Ativo;
  2. Verifique se existem prejuízos que possam ser compensados de dezembro de 2021. Em caso afirmativo, informe o valor em janeiro de 2022 no campo “Resultado Negativo até o mês anterior”;
  3. Após preencher cada mês, confira em “Consolidação do mês” se a alíquota foi calculada no campo “Imposto a Pagar” e se está correta.
  4. Informe o valor pago durante o ano via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) em “Imposto Pago”.

É valido ressaltar que a apuração de day trade precisa ser feita de forma mensal, e o imposto, caso aplicável, deve ser pago via DARF.

Você pode compensar o IR retido na fonte por sua corretora, visto que toda venda de day trade que resulta lucro, tem retenção de 1% a título de IR feita de forma automática e repassada para a Receita Federal. Conheça abaixo o passo a passo:

  1. Preencha os valores relativos as operações realizadas em “IR Fonte Day-Trade no mês” e verifique se em dezembro o total de IR foi retido na fonte, pois ali aparecerá o valor total retido no ano;

Quem é obrigado a declarar day trade no IR?

Se você é obrigado a preencher a declaração do Imposto de Renda, é preciso declarar o day trade, independente do valor que foi negociado.

Caso você não declare o day trade em seu IR, existe uma grande chance de cair na malha fina. Dessa forma, poderá ser chamado para prestar esclarecimento à Receita Federal, além de pagar multa com juros.

Como fazer a apuração de resultados?

A fim de identificar se você deve recolher IR sobre as operações de day trade realizadas, você deve apurar o resultado das operações realizadas no mês, obtido ao fim das negociações, e computado pela diferença entre o valor da liquidação e o custo de aquisição do ativo . Assim, caso tenha obtido lucro com a operação, você deverá proceder com pagamento do Imposto de Renda via DARF.

Para verificar essas informações, olhe suas notas de corretagem. As operações de day trade estão identificadas com a letra “D”

Incidência de IR sobre operações day trade: como funciona

A incidência de IR para day trade é mensal, com o pagamento do  imposto via DARF, emitida pelo sistema da  Receita Federal após você informar os dados de sua operação.

Conheça abaixo como é feita a cobrança de imposto:

  • A primeira alíquota é retida diretamente da fonte, pela instituição intermediadora da operação, no valor de 1% sobre valor do rendimento, independentemente de seu valor;
  • Além disso, haverá incidência de IR sobre  o lucro obtido na alíquota de 20%. Para isso, você deverá emitir uma DARF por meio do sistema da Receita Federal, informando os dados de sua operação,  que deverá ser paga até o último dia útil do mês seguinte ao da operação. O valor retido pode ser deduzido sobre os ganhos líquidos apurados no mês.

O imposto retido na fonte sempre será debitado de seu extrato. Na nota de corretagem vai ser apresentada a base de cálculo para imposto.

Agora que você já sabe como declarar day trade, quem é obrigado a realizar o preenchimento e incidência de IR sobre a operação. Você está pronto para realizar esta etapa de forma correta. Lembre-se que a declaração já está disponível e o prazo se encerra no dia 31 de maio de 2023.

Conheça estes assuntos que podem ajudar você em seu dia a dia:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital , peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.