A recomendação é iniciar pelo plano de negócios para decidir questões básicas e centrais
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Com 91,3 milhões de compradores e faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024 (ABComm), o e-commerce no Brasil ganha cada vez mais relevância, atraindo empreendedores de diferentes perfis.
Porém, apenas marcar presença nesse espaço digital não é o suficiente. É preciso saber como montar uma loja virtual de forma a atrair o público-alvo do negócio e transformar visitas em compras.
Neste artigo, você aprenderá como criar uma loja online em sites, marketplaces e redes sociais. Serão abordados desde os primeiros passos do planejamento, as vantagens e desafios desse empreendimento até as possíveis escolhas de formas de pagamento.
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A loja virtual é um canal da empresa, no qual é possível comercializar produtos e serviços. Sobretudo, esse é um espaço proprietário que oferece a possibilidade de personalização e controle da experiência do usuário, em níveis que variam conforme a plataforma escolhida.
Em outras palavras, é o lugar ideal para desenvolver uma identidade própria, que ajude a estreitar o relacionamento com os consumidores e diferencie a marca dos concorrentes.
Por isso, entender como criar uma loja online é o primeiro passo para aproveitar o potencial do e-commerce no Brasil. De modo geral, ela é hospedada em um site ou um aplicativo e pode ser desenvolvida a partir de tecnologia própria ou com o apoio de plataformas prontas.
Como será abordado a seguir, são diversas as escolhas a fazer para montar um site de vendas e cada uma delas altera desde o nível de autonomia até os custos envolvidos. Tais decisões devem sempre ter como guia os objetivos e metas traçados pelo empreendedor, como iniciar ou mesmo expandir sua presença digital.
Ao entrar no mundo do e-commerce, é recomendado delinear uma estratégia alinhada ao negócio que, ao mesmo tempo, se diferencie dos concorrentes e atraia consumidores relevantes. A seguir, conheça quatro passos essenciais para montar uma loja virtual do zero:
Estruturar um plano de ação é primordial para quem deseja empreender no e-commerce. Afinal, esse planejamento vai orientar as decisões futuras e tal clareza, por sua vez, pode aumentar as chances de sucesso no ambiente digital.
Nessa etapa, é importante:
Assim como em negócios fora do meio digital, a formalização é importante para quem pensa em como montar uma loja virtual. Isso porque, inicialmente, a regularização evita problemas legais e prepara a empresa para crescer de forma sustentável.
Além disso, abrir um CNPJ desde o início permite emitir notas fiscais, negociar melhores condições com fornecedores e acessar crédito para empreendedores. Como resultado, há também ganho na credibilidade perante os consumidores, que se sentem mais seguros para comprar com a marca.
Nesse sentido, é necessário escolher:
Modelo jurídico
Regime tributário
A seleção do canal de vendas impacta diretamente a operação e os resultados da loja virtual. Conheça as opções mais populares, bem como suas principais vantagens e desvantagens:
Site próprio
Plataformas de e-commerce
Marketplaces
Redes sociais
Vale notar que muitas empresas combinam dois ou mais canais a fim de ampliar o alcance da marca. Para escolher as melhores opções para montar sua loja virtual, é preciso considerar orçamento disponível, público-alvo e metas de crescimento.
Ao planejar como montar uma loja virtual, é preciso analisar os custos para garantir que é possível não só criá-la, mas mantê-la. Considere:
O ideal é ter uma reserva financeira para assegurar capital de giro para imprevistos e para sustentar os primeiros meses da operação.
Além disso, vale lembrar que na hora da precificação deve-se incluir a margem de lucro e os impostos. É importante também fazer uma análise da concorrência para manter os preços competitivos.
Quem tem capital disponível para investir pode ainda criar uma loja virtual em um site próprio. Essa é a opção que permite maior controle sobre a experiência do cliente e sobre a identidade da marca, com personalização ilimitada e integração com ferramentas de marketing. No entanto, desenvolver e manter essa estrutura demanda um alto investimento, que inclui hospedagem, domínio e sistemas de proteção.
Para reduzir custos, é possível recorrer a plataformas gratuitas que oferecem planos básicos para montar um site, mas os recursos e a personalização são limitados.
Além disso, é preciso gerar tráfego para o site, ou seja, levar pessoas até a página da empresa ou marca. Vale investir em presença ativa nas redes sociais, conteúdo otimizado para mecanismos de buscas (SEO) e, se possível, anúncios pagos.
Hoje, existem muitas formas de pagamento que podem ser integradas no processo de como montar uma loja virtual. Embora a variedade seja apreciada, as preferidas pelos consumidores brasileiros, conforme a E-commerce Trends 2026, são:
Somado a isso, quem empreende no e-commerce pode aproveitar algumas soluções financeiras para ajudar na administração do negócio e no controle das transações diárias. Como exemplo, entre os serviços oferecidos pelo C6 Bank estão:
Até aqui, já deve ter ficado claro a quem pensa em como montar uma loja virtual que esse é um mercado com muitas oportunidades para explorar. As vantagens de investir no comércio eletrônico incluem:
Por outro lado, entrar nesse negócio altamente competitivo demanda planejamento e profissionalização. Será preciso lidar com desafios como:
Em 2026, as vendas no e-commerce devem atingir um faturamento de R$ 258,4 bilhões com mais de 450 milhões de pedidos, conforme previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Dados como esses são uma confirmação da crescente relevância dos negócios digitais, como as lojas virtuais, e de como há oportunidades para quem está disposto a investir.
Planejamento, organização e foco em dados são elementos-chave para começar a atuar no digital. Além disso, vale aproveitar soluções financeiras que facilitem o dia a dia da gestão de uma loja virtual, como a Conta PJ do C6 Bank.
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Até a próxima!
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