Como montar uma loja virtual: guia prático para começar 

A recomendação é iniciar pelo plano de negócios para decidir questões básicas e centrais

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Com 91,3 milhões de compradores e faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024 (ABComm), o e-commerce no Brasil ganha cada vez mais relevância, atraindo empreendedores de diferentes perfis.  

Porém, apenas marcar presença nesse espaço digital não é o suficiente. É preciso saber como montar uma loja virtual de forma a atrair o público-alvo do negócio e transformar visitas em compras. 

Neste artigo, você aprenderá como criar uma loja online em sites, marketplaces e redes sociais. Serão abordados desde os primeiros passos do planejamento, as vantagens e desafios desse empreendimento até as possíveis escolhas de formas de pagamento. 

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O que é uma loja virtual e por que abrir uma 

A loja virtual é um canal da empresa, no qual é possível comercializar produtos e serviços. Sobretudo, esse é um espaço proprietário que oferece a possibilidade de personalização e controle da experiência do usuário, em níveis que variam conforme a plataforma escolhida.  

Em outras palavras, é o lugar ideal para desenvolver uma identidade própria, que ajude a estreitar o relacionamento com os consumidores e diferencie a marca dos concorrentes.  

Por isso, entender como criar uma loja online é o primeiro passo para aproveitar o potencial do e-commerce no Brasil. De modo geral, ela é hospedada em um site ou um aplicativo e pode ser desenvolvida a partir de tecnologia própria ou com o apoio de plataformas prontas. 

Como será abordado a seguir, são diversas as escolhas a fazer para montar um site de vendas e cada uma delas altera desde o nível de autonomia até os custos envolvidos. Tais decisões devem sempre ter como guia os objetivos e metas traçados pelo empreendedor, como iniciar ou mesmo expandir sua presença digital. 

Passo a passo para montar uma loja virtual do zero 

Ao entrar no mundo do e-commerce, é recomendado delinear uma estratégia alinhada ao negócio que, ao mesmo tempo, se diferencie dos concorrentes e atraia consumidores relevantes. A seguir, conheça quatro passos essenciais para montar uma loja virtual do zero: 

Defina seu planejamento estratégico 

Estruturar um plano de ação é primordial para quem deseja empreender no e-commerce. Afinal, esse planejamento vai orientar as decisões futuras e tal clareza, por sua vez, pode aumentar as chances de sucesso no ambiente digital. 

Nessa etapa, é importante: 

  • Mapear o público-alvo: identifique hábitos de consumo, preferências e comportamentos de compra; 
  • Escolher produtos relevantes: priorize aqueles que resolvem uma dor real do consumidor e têm potencial para diferenciar a empresa frente às demais; 
  • Explorar nichos de mercado: atingir públicos com necessidades muito específicas que não são cobertas pelo mercado pode ser uma excelente ideia; 
  • Definir os diferenciais da loja virtual: seja em relação a preço, atendimento ou experiência de compra, vale pensar o que é possível oferecer de exclusivo para ter vantagem competitiva.  

Regularize sua empresa e escolha o modelo jurídico 

Assim como em negócios fora do meio digital, a formalização é importante para quem pensa em como montar uma loja virtual. Isso porque, inicialmente, a regularização evita problemas legais e prepara a empresa para crescer de forma sustentável

Além disso, abrir um CNPJ desde o início permite emitir notas fiscais, negociar melhores condições com fornecedores e acessar crédito para empreendedores. Como resultado, há também ganho na credibilidade perante os consumidores, que se sentem mais seguros para comprar com a marca.  

Nesse sentido, é necessário escolher: 

Modelo jurídico 

  • Microempreendedor Individual (MEI): com fácil cadastro e carga tributária reduzida, é ideal para quem no começo, porém tem limite de faturamento anual (até R$ 81 mil); 
  • Microempresa (ME): empresa com estrutura um pouco maior e possibilidade de contratação, com receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil por ano; 
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): negócio mais estruturado, com quadro de funcionários e receita bruta anual na faixa entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões. 

Regime tributário 

  • Simples Nacional: voltado a micro e pequenas empresas e com menor carga tributária; 
  • Lucro Presumido: para negócios com maior margem de lucro, mas baixos custos operacionais e folha de pagamento pequena; 
  • Lucro Real: calculado sobre a relação entre receita e despesas e indicado para companhias com margens de lucro reduzidas ou com prejuízo. 

Escolha a plataforma de vendas 

A seleção do canal de vendas impacta diretamente a operação e os resultados da loja virtual. Conheça as opções mais populares, bem como suas principais vantagens e desvantagens: 

Site próprio 

  • Total autonomia para personalização do layout, funcionalidades e experiência do usuário; 
  • Requer investimento maior para desenvolver e manter esse sistema. 

Plataformas de e-commerce  

  • Oferecem suporte técnico e integrações prontas, o que agiliza a implementação; 
  • Personalização mais limitada. 

Marketplaces 

  • Entregam tráfego consolidado; 
  • Cobrança de taxas por venda e menos controle da experiência. 

Redes sociais 

  • São canais acessíveis para começar com baixo investimento; 
  • Necessidade de produção de conteúdo profissional para engajar. 

Vale notar que muitas empresas combinam dois ou mais canais a fim de ampliar o alcance da marca. Para escolher as melhores opções para montar sua loja virtual, é preciso considerar orçamento disponível, público-alvo e metas de crescimento. 

Calcule os custos e planeje o investimento inicial 

Ao planejar como montar uma loja virtual, é preciso analisar os custos para garantir que é possível não só criá-la, mas mantê-la. Considere: 

  • Custos fixos: plataforma de venda, hospedagem do site, contabilidade, internet e ferramentas de gestão; 
  • Custos variáveis: compra de produtos, embalagens, fretes, taxas de pagamento e comissões; 
  • Investimento em marketing: anúncios pagos, produção de conteúdo em página proprietária e parcerias com influenciadores; 

O ideal é ter uma reserva financeira para assegurar capital de giro para imprevistos e para sustentar os primeiros meses da operação.  

Além disso, vale lembrar que na hora da precificação deve-se incluir a margem de lucro e os impostos. É importante também fazer uma análise da concorrência para manter os preços competitivos.  

Como montar uma loja virtual em um site 

Quem tem capital disponível para investir pode ainda criar uma loja virtual em um site próprio. Essa é a opção que permite maior controle sobre a experiência do cliente e sobre a identidade da marca, com personalização ilimitada e integração com ferramentas de marketing. No entanto, desenvolver e manter essa estrutura demanda um alto investimento, que inclui hospedagem, domínio e sistemas de proteção.  

Para reduzir custos, é possível recorrer a plataformas gratuitas que oferecem planos básicos para montar um site, mas os recursos e a personalização são limitados.  

Além disso, é preciso gerar tráfego para o site, ou seja, levar pessoas até a página da empresa ou marca. Vale investir em presença ativa nas redes sociais, conteúdo otimizado para mecanismos de buscas (SEO) e, se possível, anúncios pagos.  

Formas de pagamento e recebimento em lojas virtuais 

Hoje, existem muitas formas de pagamento que podem ser integradas no processo de como montar uma loja virtual. Embora a variedade seja apreciada, as preferidas pelos consumidores brasileiros, conforme a E-commerce Trends 2026, são: 

  • Cartão de crédito parcelado (53%) e à vista (15%),  
  • Pix (22%), 
  • Cartão de débito (3%). 

Somado a isso, quem empreende no e-commerce pode aproveitar algumas soluções financeiras para ajudar na administração do negócio e no controle das transações diárias. Como exemplo, entre os serviços oferecidos pelo C6 Bank estão: 

  • Conta PJ: gestão financeira centralizada em um app; 
  • Pix Cobrança: emissão de boletos e QR Codes para vendas digitais; 
  • Cartão C6 business: crédito empresarial sem anuidade para investir em estoque e marketing (sujeito à análise). 

Vantagens e desafios de ter uma loja virtual 

Até aqui, já deve ter ficado claro a quem pensa em como montar uma loja virtual que esse é um mercado com muitas oportunidades para explorar. As vantagens de investir no comércio eletrônico incluem: 

  • Escalabilidade, que é a possibilidade de aumentar o negócio sem perder desempenho ou qualidade; 
  • Baixo custo operacional, principalmente quando comparado a pontos de venda físicos; 
  • Alcance nacional, impulsionado pela participação em marketplaces e por estratégias de marketing digital. 

Por outro lado, entrar nesse negócio altamente competitivo demanda planejamento e profissionalização. Será preciso lidar com desafios como:  

  • Estruturação logística para armazenamento e entregas dentro do prazo; 
  • Segurança digital para proteger as operações comerciais e os dados pessoais de clientes; 
  • Relacionamento de confiança com o consumidor, que é difícil de se construir e rapidamente se perde. 

Coloque sua loja online em prática 

Em 2026, as vendas no e-commerce devem atingir um faturamento de R$ 258,4 bilhões com mais de 450 milhões de pedidos, conforme previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Dados como esses são uma confirmação da crescente relevância dos negócios digitais, como as lojas virtuais, e de como há oportunidades para quem está disposto a investir.  

Planejamento, organização e foco em dados são elementos-chave para começar a atuar no digital. Além disso, vale aproveitar soluções financeiras que facilitem o dia a dia da gestão de uma loja virtual, como a Conta PJ do C6 Bank.  

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Até a próxima! 

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